Emulador de PS2 para Android é encerrado após ameaças de morte ao desenvolvedor

Comunicado agradece às pessoas que não foram babacas no último ano, mas ressalta que o assédio constante de usuários tirou toda a diversão do projeto

Ricardo Syozi
Por
PlayStation 2 (Imagem: Unsplash / Nikita Kostrykin)

Os gamers que gostam de nostalgia estão prestes a perder uma opção de jogatina nos celulares. Isso porque o desenvolvedor do AetherSX2, um emulador de PlayStation 2, anunciou que vai encerrar o desenvolvimento do aplicativo. Além dos óbvios desafios de trabalhar sozinho em um projeto, as principais razões para a descontinuação são reclamações, pedidos incessantes e ameaças de morte vindas dos usuários.

Para quem gosta de jogar games chamados de retrôs, mas não tem aquele interesse em ligar o videogame antigo em televisões HD, a opção de emuladores nos smartphones vem bem a calhar.

No entanto, não é sempre que há alternativas satisfatórias para Android. Uma delas é o AetherSX2, que permite rodar arquivos de PS2 diretamente pelo smartphone. Infelizmente, esse app pode não durar muito tempo, já que seu desenvolvimento foi descontinuado pelo desenvolvedor.

Em um comunicado simples e direto na página do aplicativo, o criador, conhecido como Tahlreth, afirma que decidiu parar por causa dos assédios constantes por parte de usuários:

Devido a intermináveis imitações, reclamações, exigências e agora ameaças de morte, eu parei. AetherSX2 sempre foi feito para ser um passatempo divertido para mim, não orientado para o lucro. Não faz sentido continuar trabalhando em um hobby que não é mais divertido. Obrigado a todos que não foram babacas no último ano.

Ainda conforme o anúncio, as pessoas ainda podem baixar o app, que vai continuar funcionando pelo “futuro próximo”. Contudo, nada garante que ele não será tirado do ar eventualmente.

Para variar, uma parcela de usuários da internet decidiu importunar um desenvolvedor em seu trabalho como se fossem os donos do projeto. Dessa forma, mais uma vez, todos acabam perdendo.

AetherSX2 (Imagem: Reprodução / Play Store)
Interface do AetherSX2 (Imagem: Reprodução / Play Store)

Emuladores são alternativas para os gamers

Não faltam opções para quem quer curtir jogatinas diversas nos celulares ou computadores. Uma delas é o emulador de jogos, que imita o hardware original e roda arquivos de games.

Um dos mais populares é o RetroArch, um aplicativo que consegue juntar em um único lugar vários núcleos para executar uma enormidade de consoles antigos (e alguns mais recentes). Ele exige um pouco de configuração, mas consegue rodar com pouca dificuldade a maioria de sistemas de gerações passadas.

É claro que há muitas regras e leis contra o uso de emuladores. Este é, com certeza, um tema para uma longa discussão. Entretanto, é inegável que o uso desse tipo de programa como o Duckstation de PS1 e o Dolphin de Wii e GameCube oferece alternativas baratas para os gamers. Especialmente para aqueles que não se interessam em jogar nos consoles originais.

O AetherSX2 era uma opção bastante competente para quem queria conferir jogos de PS2 nos celulares. Além dele existe o DamonPS2, mas que não é uma alternativa lá muito interessante. Suas avaliações são baixíssimas na Play Store e o app já recebeu acusações de roubo de código-fonte por outros desenvolvedores.

Com informações: Kotaku.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados