Quatro meses após ser lançado, iOS 16 ainda está muito bugado no iPhone

São numerosos os relatos de bugs no iOS 16, mais do que o razoável para um sistema operacional que não está mais na fase beta

Emerson Alecrim
Por
iPhone 14 Pro tem taxa de até 120 Hz (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
iPhone 14 Pro (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Tela de bloqueio mais dinâmica, novas opções de foco e melhorias em apps nativos estão entre os avanços do iOS 16. Só que bugs também fazem parte da rotina de quem usa essa versão. Ok, pode acontecer com qualquer software. Mas, para um sistema lançado há quatro meses, era de se esperar que boa parte deles já estivesse corrigida.

De setembro de 2022 para cá, quando o iOS 16 foi lançado oficialmente, a Apple lançou várias atualizações para o sistema operacional, inclusive com o intuito de corrigir falhas. Um dos updates, que corrige pop-ups que aparecem em excesso em operações de copiar e colar, foi liberado poucos dias depois do lançamento oficial.

O iOS 16.2, a atualização mais recente, lançada em 13 de dezembro de 2022, trouxe um pacote de pequenos novos recursos, mas também correções para falhas.

Apesar disso, redes sociais e fóruns ainda estão repletos de queixas sobre bugs no iOS 16. De modo geral, a percepção é a de que essa versão do sistema acumula mais falhas do que o razoável para um sistema que saiu há quatro meses da fase beta.

De acordo com uma apuração feita pelo MacRumors em seu fórum, no Reddit, no Twitter e no suporte da Apple, há queixas de:

  • desempenho inconsistente;
  • consumo excessivo de energia;
  • travamentos no aplicativo de câmera;
  • teclado que não aparece nos aplicativos;
  • apps que congelam ou fecham logo depois de abertos;
  • problemas na integração com HomeKit e CarPlay;
  • widgets da tela de bloqueio que deixam de funcionar.

Há vários outros relatos de bugs. No tweet abaixo, o jornalista Sanjiv Sathiah mostra o teclado do iOS 16 aparecendo “em pé”, apesar de o iPhone não estar em posição horizontal.

Aparentemente, todos os modelos do iPhone compatíveis com o iOS 16 têm problemas com essa versão do sistema. Isso vale até para os aparelhos mais recentes.

No entanto, os bugs podem ser diferentes de unidade para unidade. Por exemplo, eu notei a falha do teclado que não aparece em um iPhone 14. Mas, em um iPhone 12 Mini, nunca tive esse problema (ou qualquer outra falha).

Tela de bloqueio do iOS 16 (imagem: divulgação/Apple)
Tela de bloqueio do iOS 16 (imagem: divulgação/Apple)

O iOS 16.3 vem aí

A Apple já trabalha no iOS 16.3, versão que pode ser lançada em fevereiro. Como de hábito, ela deve trazer não só recursos funcionais, mas também correções de falhas.

Porém, dada a quantidade de relatos de bugs, não vai ser surpresa se a Apple liberar atualizações intermediárias antes do iOS 16.3 focadas justamente em correções.

A companhia fez isso antes de lançar o iOS 16.2 ao disponibilizar as versões 16.1.1 e 16.1.2, por exemplo. Dadas as circunstâncias atuais, é até desejável que isso aconteça.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados