WhatsApp Comunidades, para criação de grupos com 5 mil pessoas, chega no Brasil

Ferramenta foi lançado mundialmente em novembro, mas parceria com TSE adiou chegada ao Brasil; liberação do Comunidades acontece gradualmente

Felipe Freitas
Por
• Atualizado há 6 meses
WhatsApp (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
WhatsApp (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O WhatsApp Comunidades, recurso que permite reunir grupos e criar um canal de comunicação com até 5 mil pessoas, foi liberado no Brasil. Apesar de ainda não haver uma comunicação oficial do WhatsApp, alguns usuários de iOS já estão com o Comunidades disponível em seus aparelhos. Nos próximos dias, o recurso chegará para todos os smartphones compatíveis.

Em novembro, a plataforma anunciou que a ferramenta chegaria no Brasil em janeiro de 2023. Para os usuários de iOS, o recurso de Comunidades está localizado no centro da barra de tarefas — onde ficam todos os botões para acessar os recursos do WhatsApp, como Status e Conversas. No Android, a funcionalidade está na parte superior direita, ao lado da opção de Conversas. Nas duas versões, o ícone do Comunidades é representado por três bonecos representando pessoas.

WhatsApp adiou Comunidades no Brasil após parceria com TSE

O Comunidades foi liberado no resto do mundo em novembro de 2022. Contudo, antes do lançamento global, já era sabido que ele seria adiado no Brasil. Para evitar a propagação em massa de fake news, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) firmou uma parceria com a Meta para que o produto só chegasse no Brasil depois do segundo turno.

Porém, o Ministério Público Federal (MPF) recomendou que a ferramenta só fosse lançada em janeiro. A medida serviu para combater a divulgação de teorias conspiratórias e notícias falsas sobre a integridade do sistema eleitoral brasileiro. De fato, o uso do Comunidades no Brasil poderia agravar a situação de 8 de janeiro.

Comunidades permite agregar grupos com temas em comum

Comunidades do WhatsApp (Imagem: Divulgação/WhatsApp)
Comunidades do WhatsApp (Imagem: Divulgação/WhatsApp)

O novo recurso do WhatsApp permite que até 5 mil pessoas, divididas em até 50 grupos, fiquem sob a mesma administração. A Comunidade funciona como um grupo formado por vários “subgrupos”. Algo parecido com um servidor do Discord com subcanais.

Os melhores exemplos para o uso do Comunidades são a criação de uma Comunidade de um condomínio ou na escola. Com esse recurso, um síndico ou diretor pode se comunicar diretamente com um grupo específico, sem precisar enviar uma lista de transmissão até para quem não é o público da mensagem.

Por exemplo, o administrador de uma Comunidade com grupos dos blocos de um condomínio pode se comunicar diretamente com os moradores de um bloco, informando um problema que se é de interesse deles.

Ao criar uma Comunidade, você terá a opção de adicionar grupos já existentes ou criar novos grupos.

Receba mais sobre Brasil na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados