Google copia Samsung no Android 14 com recurso para gerenciar volume

Beta do próximo sistema operacional do Google mostra mais opções para personalizar os sons dos recursos e sistema do Pixel

Felipe Freitas
Por
Android 14 (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Android 14 (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A segunda versão de testes do Android 14 trouxe um recurso pedido por muito tempo pelos usuários do Pixel — e comum no Galaxy. O Android DP2 (Developers Preview 2), usada por desenvolvedores, trouxe uma opção de customizar o volume do toque de ligação e notificação separadamente. A Samsung utiliza uma ferramenta idêntica no One UI, mas com menos opções de gerenciamento.

Na captura de tela divulgada pelo Android Police, o Android 14 para Desenvolvedores, que está na segunda “rodada” de testes, aparece com cinco opções de personalização de volume — uma a mais do que a configuração “Volume” no One UI 5.0. O Google está testando essa ferramenta no Pixel, seu smartphone próprio e que é o primeiro a receber os testes do Android 14.

Pixel está atrasado, mas marcas não mantêm uniformidade

É natural que um sistema operacional aberto, como é o caso do Android, tenha suas diferenças de acordo com as fabricantes. Todavia, o menu de volume parece “inacabado” nas interfaces baseadas em Android. O que tem em um modelo pode faltar em outro.

Por exemplo, no One UI, por padrão, o volume do alarme é alterado só no aplicativo do Relógio. Já no MIUI, usado nos celulares da Xiaomi, isso pode ser feito no menu “geral” de volume, clicando nos próprios botões de volume. O Android no Pixel segue a opção dos smartphones chineses.

Android 14 mostra mais opções de volume no Pixel (Imagem: Reprodução/Android Police)
Android 14 mostra mais opções de volume no Pixel. No mundo ideal, todas as interfaces seriam assim (Imagem: Reprodução/Android Police)

Porém, a interface dos smartphones Samsung separa o som do toque das ligações e notificações no menu de gerenciamento — que pode ser acessado ao clicar nos três pontinhos da barra de volume. E convenhamos, faz mais sentido ter um volume diferente para ligações e notificações. Dependendo do usuário, um será mais prioritário que o outro (eu não tenho a menor ideia de como é o toque do meu celular).

No Pixel, assim como nos celulares com MIUI, o volume da notificação e da ligação são integrados Entretanto, o Google permite que o volume do alarme seja alterado no mesmo menu, assim como o volume da voz durante as chamadas — sua vez de copiar, Samsung.

Agora, com essa revelação do beta do Android 14, parece que o Google finalmente dará aos usuários do Pixel o que eles pedem há um bom tempo. Em um dos testes do Android 13, na sua versão de atualização pós-lançamento, essa divisão de volumes apareceu.

Android 14 será lançado em agosto

A versão final do Android 14, se tudo sair como o planejado, chegará em agosto. Até lá, o Google realizará seis testes. Os dois primeiros são feitos com desenvolvedores — chamadas de Developers Preview. O último destes testes está prestes a ser encerrado.

Em seguida, por volta do fim de março e início de abril, o Google libera as versões betas “de verdade”, na qual usuários finais — de diferentes smartphones — terão acesso aos testes do Android 14 e seus novos recursos.

Com informações: Android Police

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados