E3 é cancelada, após meses de rumores e incertezas

Feira tentava primeira edição presencial desde 2019; Microsoft, Nintendo, Ubisoft, Tencent e Sega já haviam anunciado que não participariam do evento

Giovanni Santa Rosa
Por
• Atualizado há 6 meses
Feira E3
E3 (Imagem: Divulgação/ESA)

Não foi desta vez que a E3 voltou. Após várias empresas se retirarem do evento e muitos rumores, a edição de 2023 da Electronic Entertainment Expo foi totalmente cancelada. Esta seria a primeira vez que a feira, que já foi considerada a maior do mundo dos games, aconteceria presencialmente desde 2019.

A organização do evento enviou um e-mail para os funcionários dizendo que a E3 2023 “simplesmente não atraiu o interesse necessário para ser realizada de uma forma que mostrasse o tamanho, a força e o impacto do nosso setor [de games]”.

A Electronic Software Association (ESA) e a ReedPop, produtora do evento, emitiram um comunicado sobre o cancelamento.

“Agradecemos e entendemos que as empresas interessadas não teriam demos jogáveis prontas, e desafios de recursos se tornaram um obstáculo insuperável para participar da E3”, diz a nota, assinada por Kyle Marsden-Kish, vice-presidente global de jogos da ReedPop.

Cancelamento é especulado desde janeiro

A E3 2023 estava programada para acontecer entre os dias 13 e 16 de junho, em Los Angeles (EUA). Porém, os sinais de que alguma coisa estava errada começaram meses antes.

Em janeiro, já corria a informação de que Microsoft, Nintendo e Sony não participariam da feira. Microsoft e Nintendo confirmaram a informação.

O CEO da Ubisoft, Yves Guillemot, indicou que a E3 não iria acontecer. Ele disse isso em uma chamada com investidores em fevereiro. A desenvolvedora, porém, confirmou que participaria do evento, mas depois recuou.

Agora em março, surgiram notícias de que Sega e Tencent não participariam.

A E3 não acontece de forma presencial desde 2019. Em 2020 e 2021, a pandemia de COVID-19 forçou o evento a ser totalmente online.

Em 2022, a feira teria um formato híbrido, com uma parte presencial, mas foi cancelada e não teve nem versão digital. O mesmo aconteceu agora, com a edição de 2023.

Mesmo antes do cancelamento, as empresas já programavam outros eventos para o período. A Microsoft fará uma apresentação relacionada ao Xbox em 11 de junho, e a Ubisoft terá um evento presencial, chamado Ubisoft Forward Live, no dia seguinte, 12 de junho.

Com informações: The Verge, IGN

Receba mais sobre E3 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Canal Exclusivo

Relacionados