Microsoft mudará funcionamento do botão Print Screen após 30 anos

Antes tarde do que mais tarde, prévia de atualização do Windows 11 mostra print screen abrindo Ferramenta de Captura, também conhecido como Snipping Tool

Felipe Freitas
Por
Notebook com Windows 11 (Imagem: Divulgação/Microsoft)
Windows 11 terá atualização para o print screen (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Não é porque algo é uma tradição que ela precisa ser eterna. Após mais de 30 anos, a Microsoft está alterando o funcionamento do print screen. Em uma atualização na versão beta do Windows 11, clicar no clássico botão abrirá a Ferramenta de Captura (Snipping Tool) e não mais salvará a imagem na área de transferência.

Desde que o Windows é Windows (ou pelo menos desde que eu comecei a “mexer” no sistema operacional lá em 1998), usar o print screen funciona da seguinte maneira: você clica no botão e cola a captura da tela em algum programa, seja o paint, Word ou WhatsApp. O processo é assim desde o Windows 3.0 ou, na “mais jovem das hipóteses”, desde o Windows 1995.

Ferramenta de Captura traz mais praticidade

O Snipping Tool é mais prático de usar que o funcionamento padrão do print screen. Se você quer apenas jogar a imagem de toda a tela em algum lugar, ótimo. O botãozinho clássico te atende. Porém, se você quer só um recorte da tela, a ferramenta de captura é mais amigável.

Com ela, você não precisa abrir o paint ou outro editor de imagem para recortar o trecho desejado da tela. Bastar abrir a Ferramenta de Captura e escolher como deseja cortar a imagem, seja em formato circular, quadrado, tela toda ou só a janela do programa. Mas ela não é perfeita.

Windows 11 terá atualização para o Snipping Tool, ferramenta criada pela Microsoft nos anos 2000 (Imagem: Guilherme Reis/Tecnoblog)
Windows 11 terá atualização para o Snipping Tool, ferramenta criada pela Microsoft nos anos 2000 (Imagem: Guilherme Reis/Tecnoblog)

Se por um lado ela dá tempo ao usuário por facilitar a edição, a sua ativação é mais “chatinha”: você precisa usar o comando “botão Windows + Shift + S” — um certo contorcionismo com o dedo, dependendo do seu teclado. Abrir o Snipping Tool com um único botão é o mais lógico, ainda mais quando essa tecla se chama “print screen” — impressão de tela em tradução livre, mas que no digital se refere a “publicar” a imagem da tela.

O novo funcionamento do print screen foi visto na build KB5025310, liberada apenas para a versão beta do Windows 11. Para quem não gostar da novidade, será possível retornar para o modo padrão do botão nas configurações. Ainda não há previsão de quando a atualização chegará para o sistema operacional.

Com informações: TechRadar e Windows Latest

Receba mais sobre screenshot na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados