iOS 17: as novidades que devem estar no próximo sistema do iPhone
Suporte a headset de realidade virtual, atualizações no CarPlay, sideloading e lojas alternativas estão entre as possíveis alterações no iOS 17
Suporte a headset de realidade virtual, atualizações no CarPlay, sideloading e lojas alternativas estão entre as possíveis alterações no iOS 17
O iOS 17 ainda não foi anunciado, nem tem versão beta. Mesmo assim, vazamentos e rumores já dão uma ideia do que podemos esperar na próxima atualização do sistema do iPhone. Algumas mudanças na loja e na distribuição dos aplicativos podem acontecer por pressão de autoridades. Além disso, o futuro headset de realidade virtual da Apple deve contar com suporte do sistema, e mais novidades são especuladas.
A tela de bloqueio do iOS 17 deve trazer mais opções de customização, como escolher o tamanho da fonte.
Outro recurso novo é poder compartilhar suas telas de bloqueio com outros usuários, para que eles possam usar o seu design.
O iPad pode ganhar algumas das ferramentas que já estão disponíveis no iPhone, como mudar a fonte do relógio, papéis de parede que se adaptam aos elementos da interface e widgets.
Um redesign nas Atividades ao Vivo (ou Live Activities) também é cogitado. No caso do Apple Maps, a interface ocuparia mais de metade da tela, para mostrar instruções de rota mesmo com o iPhone bloqueado.
O app Saúde será expandido e vai funcionar também no iPad.
Ele passará a contar com uma função para registro de humor. A ferramenta fará perguntas sobre o dia do usuário, e será possível ver como ele tem se sentido ao longo das últimas semanas e meses.
A Apple também deve incluir novos recursos para pessoas com problemas de visão, como miopia.
O registro de humor não é a única novidade do tipo. A Apple está preparando um app de diário para o iOS 17. Com ele, será possível anotar suas atividades e pensamentos.
Assim, posteriormente, o usuário teria como analisar seu comportamento, o tempo que passou em casa, se aconteceu alguma coisa fora do comum, etc.
Toda a linha iPhone 15 deve contar com a Dynamic Island, e ela deverá ter mais recursos. Um deles é a integração da Siri à área, para que o pop-up não encubra uma parte muito grande da tela.
De acordo com um rumor trazido pelo vazador Analyst941, o aplicativo Carteira receberá uma atualização para facilitar o uso. Na parte inferior da interface, haverá botões com os diferentes tipos de itens suportados pelo app, como cartões, chaves, documentos e pedidos.
Uma restrição importante do iPhone é que todos os navegadores precisam usar o mesmo motor de renderização que o Safari, navegador da Apple.
Na prática, isso faz com que cada browser funcione apenas como uma “skin” diferente, com algumas ferramentas próprias, mas com o mesmo processamento nos bastidores. Isso pode mudar em breve.
O iOS 17 deve liberar o uso de navegadores com motores próprios, sem o WebKit. Chrome e Firefox, aliás, já estão desenvolvendo novos apps com tecnologias próprias para aproveitar a mudança.
Depois de muita briga com órgãos reguladores e pró-concorrência, principalmente da União Europeia, o iOS 17 finalmente pode liberar o uso de lojas de apps alternativas à App Store, além do sideloading – instalação de apps diretamente de arquivos, sem passar pela loja.
Resta saber, porém, qual será a disponibilidade desses recursos — pode ser que eles estejam restritos aos países da União Europeia, apenas para escapar das investigações do bloco.
A Central de Controle do iPhone pode ter grandes mudanças no iOS 17. A fonte deste rumor é um usuário do fórum do MacRumors que antecipou corretamente a Dynamic Island do iPhone 14 Pro.
Ainda não há detalhes de quais seriam estas mudanças. A Central de Controle, como o nome indica, reúne configurações como volume, brilho da tela e modos de foco, além de atalhos rápidos. O recurso foi incluído no iOS 7 e praticamente não foi alterado desde o iOS 11, e 2017.
A Apple deve lançar ainda em 2023 seu tão esperado headset de realidade virtual. O iOS 17 deve vir com suporte a esse headset.
Ainda não se sabe exatamente quais serão os recursos do aparelho, então fica difícil prever como será a compatibilidade, mas algum nível de integração entre o iPhone e o headset é esperado.
Na WWDC 2022, a Apple anunciou que o sistema do iPhone poderia ser integrado a várias telas do painel de um carro. Em 2023, devemos ver mais detalhes sobre essa conexão do iOS 17 com o CarPlay atualizado.
No ano passado, a Apple mostrou algumas possibilidades de uso:
A empresa ficou para divulgar uma lista de veículos compatíveis no fim de 2023. Até lá, só vamos ver as demonstrações exibidas pela própria Apple.
De acordo com o jornalista Mark Gurman, que trabalha na Bloomberg e é um dos mais informados sobre a Apple, o iOS 17 deveria ser uma versão mais focada em melhorias e correção de bugs, já que o foco seria o tal do headset de VR. Nos últimos meses, porém, isso mudou, e novos recursos foram adicionados.
Gurman não diz quais são esses recursos são esses, apenas que são coisas bastante pedidas pelos clientes.
O iOS 17 deve ser apresentado em 5 de junho de 2023, primeiro dia da WWDC 2023. Tradicionalmente, a Apple lança o primeiro beta para desenvolvedores no mesmo dia do anúncio, e o primeiro beta público chega meses depois.
Para os usuários comuns, o iOS 17 deve estar disponível em setembro de 2023, no mesmo dia do anúncio do iPhone 15. Por enquanto, não há um dia marcado.
Se a data de anúncio está praticamente certa, não se pode dizer o mesmo da compatibilidade.
Segundo as informações mais recentes, o iPhone 8, o iPhone 8 Plus e o iPhone X podem não receber o iOS 17. Eles foram lançados em 2017, com o iOS 11. Caso sejam realmente excluídos, será o fim de cinco anos de atualizações.
Por outro lado, os seguintes aparelhos provavelmente serão compatíveis com o iOS 17:
Já a família iPhone 15, a ser apresentada em setembro de 2023, virá com o iOS 17 pré-instalado.