iOS 17: as novidades que devem estar no próximo sistema do iPhone

Suporte a headset de realidade virtual, atualizações no CarPlay, sideloading e lojas alternativas estão entre as possíveis alterações no iOS 17

Giovanni Santa Rosa
Por
• Atualizado há 11 meses
iPhone (Imagem: Victor Pádua/Tecnoblog)
iPhone (Imagem: Victor Pádua/Tecnoblog)

O iOS 17 ainda não foi anunciado, nem tem versão beta. Mesmo assim, vazamentos e rumores já dão uma ideia do que podemos esperar na próxima atualização do sistema do iPhone. Algumas mudanças na loja e na distribuição dos aplicativos podem acontecer por pressão de autoridades. Além disso, o futuro headset de realidade virtual da Apple deve contar com suporte do sistema, e mais novidades são especuladas.

Novidades na tela de bloqueio

A tela de bloqueio do iOS 17 deve trazer mais opções de customização, como escolher o tamanho da fonte.

Outro recurso novo é poder compartilhar suas telas de bloqueio com outros usuários, para que eles possam usar o seu design.

O iPad pode ganhar algumas das ferramentas que já estão disponíveis no iPhone, como mudar a fonte do relógio, papéis de parede que se adaptam aos elementos da interface e widgets.

Um redesign nas Atividades ao Vivo (ou Live Activities) também é cogitado. No caso do Apple Maps, a interface ocuparia mais de metade da tela, para mostrar instruções de rota mesmo com o iPhone bloqueado.

Saúde terá registros de humor

O app Saúde será expandido e vai funcionar também no iPad.

Ele passará a contar com uma função para registro de humor. A ferramenta fará perguntas sobre o dia do usuário, e será possível ver como ele tem se sentido ao longo das últimas semanas e meses.

A Apple também deve incluir novos recursos para pessoas com problemas de visão, como miopia.

Novo aplicativo Diário

O registro de humor não é a única novidade do tipo. A Apple está preparando um app de diário para o iOS 17. Com ele, será possível anotar suas atividades e pensamentos.

Assim, posteriormente, o usuário teria como analisar seu comportamento, o tempo que passou em casa, se aconteceu alguma coisa fora do comum, etc.

Dynamic Island vai ficar mais útil

Toda a linha iPhone 15 deve contar com a Dynamic Island, e ela deverá ter mais recursos. Um deles é a integração da Siri à área, para que o pop-up não encubra uma parte muito grande da tela.

Carteira mais organizada

De acordo com um rumor trazido pelo vazador Analyst941, o aplicativo Carteira receberá uma atualização para facilitar o uso. Na parte inferior da interface, haverá botões com os diferentes tipos de itens suportados pelo app, como cartões, chaves, documentos e pedidos.

Google Chrome “de verdade” no iPhone

Uma restrição importante do iPhone é que todos os navegadores precisam usar o mesmo motor de renderização que o Safari, navegador da Apple.

Na prática, isso faz com que cada browser funcione apenas como uma “skin” diferente, com algumas ferramentas próprias, mas com o mesmo processamento nos bastidores. Isso pode mudar em breve.

O iOS 17 deve liberar o uso de navegadores com motores próprios, sem o WebKit. Chrome e Firefox, aliás, já estão desenvolvendo novos apps com tecnologias próprias para aproveitar a mudança.

Lojas alternativas e sideloading

Depois de muita briga com órgãos reguladores e pró-concorrência, principalmente da União Europeia, o iOS 17 finalmente pode liberar o uso de lojas de apps alternativas à App Store, além do sideloading – instalação de apps diretamente de arquivos, sem passar pela loja.

Resta saber, porém, qual será a disponibilidade desses recursos — pode ser que eles estejam restritos aos países da União Europeia, apenas para escapar das investigações do bloco.

Central de Controle remodelada

Central de Controle com a tela bloqueada (Imagem: Gabrielle Lancellotti/Tecnoblog)
Central de Controle com a tela bloqueada (Imagem: Gabrielle Lancellotti/Tecnoblog)

A Central de Controle do iPhone pode ter grandes mudanças no iOS 17. A fonte deste rumor é um usuário do fórum do MacRumors que antecipou corretamente a Dynamic Island do iPhone 14 Pro.

Ainda não há detalhes de quais seriam estas mudanças. A Central de Controle, como o nome indica, reúne configurações como volume, brilho da tela e modos de foco, além de atalhos rápidos. O recurso foi incluído no iOS 7 e praticamente não foi alterado desde o iOS 11, e 2017.

Suporte ao headset de realidade virtual

A Apple deve lançar ainda em 2023 seu tão esperado headset de realidade virtual. O iOS 17 deve vir com suporte a esse headset.

Ainda não se sabe exatamente quais serão os recursos do aparelho, então fica difícil prever como será a compatibilidade, mas algum nível de integração entre o iPhone e o headset é esperado.

Atualizações no CarPlay

CarPlay ganha suporte a múltiplas telas
CarPlay ganhou suporte a múltiplas telas na WWDC 2022 (Imagem: Reprodução / Apple)

Na WWDC 2022, a Apple anunciou que o sistema do iPhone poderia ser integrado a várias telas do painel de um carro. Em 2023, devemos ver mais detalhes sobre essa conexão do iOS 17 com o CarPlay atualizado.

No ano passado, a Apple mostrou algumas possibilidades de uso:

  • Controlar som e ar-condicionado pelo iPhone.
  • Mostrar dados do veículo nos painéis, como velocidade e nível de combustível.
  • Temas para os painéis e medidores.
  • Widgets e recursos como Safari, Apple Music e Siri.

A empresa ficou para divulgar uma lista de veículos compatíveis no fim de 2023. Até lá, só vamos ver as demonstrações exibidas pela própria Apple.

Mais recursos podem aparecer

De acordo com o jornalista Mark Gurman, que trabalha na Bloomberg e é um dos mais informados sobre a Apple, o iOS 17 deveria ser uma versão mais focada em melhorias e correção de bugs, já que o foco seria o tal do headset de VR. Nos últimos meses, porém, isso mudou, e novos recursos foram adicionados.

Gurman não diz quais são esses recursos são esses, apenas que são coisas bastante pedidas pelos clientes.

Quando o iOS 17 será lançado?

O iOS 17 deve ser apresentado em 5 de junho de 2023, primeiro dia da WWDC 2023. Tradicionalmente, a Apple lança o primeiro beta para desenvolvedores no mesmo dia do anúncio, e o primeiro beta público chega meses depois.

Para os usuários comuns, o iOS 17 deve estar disponível em setembro de 2023, no mesmo dia do anúncio do iPhone 15. Por enquanto, não há um dia marcado.

Quais aparelhos serão compatíveis com o iOS 17?

Se a data de anúncio está praticamente certa, não se pode dizer o mesmo da compatibilidade.

Segundo as informações mais recentes, o iPhone 8, o iPhone 8 Plus e o iPhone X podem não receber o iOS 17. Eles foram lançados em 2017, com o iOS 11. Caso sejam realmente excluídos, será o fim de cinco anos de atualizações.

Por outro lado, os seguintes aparelhos provavelmente serão compatíveis com o iOS 17:

  • iPhone XR
  • iPhone Xs
  • iPhone Xs Max
  • iPhone 11
  • iPhone 11 Pro
  • iPhone 11 Pro Max
  • iPhone 12 Mini
  • iPhone 12
  • iPhone 12 Pro
  • iPhone 12 Pro Max
  • iPhone 13 Mini
  • iPhone 13
  • iPhone 13 Pro
  • iPhone 13 Pro Max
  • iPhone 14
  • iPhone 14 Plus
  • iPhone 14 Pro
  • iPhone 14 Pro Max
  • iPhone SE (2020)
  • iPhone SE (2022)

Já a família iPhone 15, a ser apresentada em setembro de 2023, virá com o iOS 17 pré-instalado.

Receba mais sobre iPhone na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados