Você poderá usar o ChatGPT diretamente pelo desktop do Windows

Empresa americana está trabalhando com um desenvolvedor para integrar o chatbot da OpenAI no desktop do Windows; novidade ainda não tem data para chegar

Ricardo Syozi
Por
• Atualizado há 4 meses
(Imagem: Unsplash / Jonathan Kemper)
ChatGPT (Imagem: Unsplash / Jonathan Kemper)

A Microsoft está planejando trazer o ChatGPT para o Windows 10 e 11 via PowerToys. Com isso, a inteligência artificial da OpenAI seria integrada ao desktop de computadores com esses sistemas operacionais. Essa adição vai permitir que os usuários realizem perguntas e comandos para o chatbot sem precisar abrir o navegador ou a barra do Bing no Edge.

A informação veio diretamente do desenvolvedor independente Simone Franco, que afirmou estar trabalhando com a Microsoft na integração do ChatGPT no desktop do sistema operacional.

Ele disse que a ferramenta PowerToys, quase um canivete suíço do Windows, vai liberar o uso do robô da OpenAI através do recurso “PowerToys Run”. Ele funciona como um launcher de aplicativos diversos com muitas opções avançadas.

Em outras palavras, tudo vai operar de forma diferente do que já temos na barra do Bing no Microsoft Edge. Ao invés de servir como um atalho para o ChatGPT, essa incorporação vai oferecer a possibilidade de interagir com a IA diretamente pela tela, como se tivéssemos aberto a página de bate-papo pelo browser.

Ainda não há nenhuma informação oficial sobre quando a novidade vai dar as caras para os usuários. Porém, vale ficar de olho nas atualizações por parte da dona do Windows e do próprio Simone Franco.

PowerToys Run (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
PowerToys Run será o local do ChatGPT no Windows (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

O que é o Microsoft PowerToys?

O PowerToys é um conjunto de utilitários para usuários avançados ajustarem e simplificarem sua experiência com o Windows para maior produtividade.

A definição acima vem diretamente da página de descrição do aplicativo na Microsoft. Ele é gratuito e funciona como um “canivete suíço”, que permite um alto nível de customização por parte do indivíduo. Uma de suas principais características é ser um produto de código-fonte aberto, o que oferece consulta, modificação e redistribuição por parte dos indivíduos.

Alguns de seus recursos são:

  • Always on Top: deixa a pessoa fixar uma janela em cima de outras janelas com um atalho;
  • PowerToys Awake: faz com que o computador mantenha-se “acordado” sem que o dono precise gerenciar as configurações de energia;
  • Seletor de cor: permite a seleção e identificação de cor de qualquer elemento da tela para que ela seja copiada no clipboard;
  • FancyZones: funciona como um gerenciador de janelas, que oferece organização de vários modos distintos;
  • Keyboard Manager: permite a customização das teclas e funções do teclado do usuário.

Com informações: Windows Latest.

Receba mais sobre Windows na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados