Samsung apresenta tela OLED com sensor biométrico e display enrolável de 25 cm

Fabricante anunciou novos protótipos nesta semana; tela OLED de 240 Hz tem sensor biométrico integrado no painel e é principal tecnologia para próximos smartphones

Felipe Freitas
Por
Tela enrolável da Samsung (Imagem: Divulgação/Samsung)
Tela enrolável da Samsung é apresentada na Display Week (Imagem: Divulgação/Samsung)

A Samsung anunciou novos produtos que exibirá no Display Week, evento do segmento de telas que inicia nesta terça-feira (23) em Los Angeles. O principal item apresentado pela sul-coreana é o display OLED de 240 Hz com sensor biométrico integrado ao painel. Esta tela é a que deve chegar “mais rápido” nos futuros smartphones topo de linha.

Outro protótipo futurístico que estará em exposição no Display Week é uma tela enrolável. O conceito não é novo, tanto que a própria Samsung e suas concorrentes, como a Motorola, já apresentaram a ideia em alguns aparelhos. O protótipo de tela enrolável da Samsung pode expandir de 5 cm até 25 cm.

Tela OLED com sensor biométrico facilita o uso de smartphones

A nova tela OLED apresentada pela Samsung permitirá que o usuário do smartphone tenha a digital lida em qualquer parte do display, deixando mais prático a ação de desbloquear o celular. Para as fabricantes, a tecnologia também agrada, já que ela não necessitará instalar um leitor de digitais na tela.

O protótipo de display da Samsung também é capaz de medir a pressão arterial, frequência cardíaca e nível de estresse. A aferição desses dados é feita analisando o reflexo da luz do OLED nos vasos sanguíneos de um ou dois dedos. A técnica usada é parecida com a qual smartwatches e smartbands utilizam. Mesmo com esses recursos, a tela não irá substituir os vestíveis, já que estes podem monitorar continuamente dados de saúde.

Tela OLED da Samsung com sensor biométrico (Imagem: Divulgação/Samsung)
Tela OLED da Samsung com sensor biométrico (Imagem: Divulgação/Samsung)

Além desses recursos, a tela OLED apresentada pela Samsung tem taxa de atualização de 240 Hz. Com todas essas especificações, é claro que o display será focado em smartphones premiums. Ainda longe de chegar ao mercado, é mais fácil supor que a tela OLED estará disponível antes do display enrolável.

Samsung vê nova tela enrolável com aplicação em monitores

O conceito de tela enrolável não é novo, mas a Samsung indica que este tipo de display pode ser usado em monitores para facilitar o seu transporte. O protótipo da sul-coreana é enrolado como um pergaminho. Ele mede 5 cm de altura quando “fechado”, chegando ao tamanho máximo de 25 cm quando expandido — cinco vezes maior.

Assim como outros conceitos de telas enroláveis e dobráveis mais radicais, essa tecnologia ainda soa distante — e cara, visto que notebooks com tela dobráveis estão começando e com preços nada amigáveis, como é o caso do Zenbook Fold e seu preço de R$ 40.000.

Com informações: The Verge e Android Authority

Receba mais sobre Samsung na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Canal Exclusivo

Relacionados