Em breve, você poderá conversar com NPCs usando IA de linguagem da Nvidia

Avatar Cloud Engine aparece em demonstração da Nvidia na Computex 2023; com ela, jogador pode falar com personagens de game sem seguir frases pré-determinadas

Giovanni Santa Rosa
Por
NPC da Nvidia usando Avatar Cloud Engine
NPC da Nvidia usando Avatar Cloud Engine (Imagem: Reprodução/Nvidia)

Durante muito tempo, non-playable characters (ou NPCs, como são mais conhecidos) foram sinônimo de frases feitas e repetidas. Isso parece estar com os dias contados. Em uma demonstração, a Nvidia apresentou personagens de games que usam inteligência artificial generativa para conversar com linguagem natural.

A tecnologia se chama Avatar Cloud Engine (ACE) e foi apresentada nesta segunda-feira (29), na Computex 2023, em Taiwan.

Em um game de demonstração, um NPC que trabalha em um restaurante de aparência distópica conversa com o jogador usando linguagem natural.

Para interagir com ele, não há caixas de diálogo com frases prontas, como geralmente acontece nos games. Basta segurar um botão e dizer alguma coisa usando sua própria voz. O personagem não-jogável entende e responde.

A demonstração foi feita em parceria com a Convai e pode rodar na nuvem ou localmente, usando hardware da Nvidia. Os modelos foram usados usando a tecnologia NeMo, da própria empresa, como base. Ela também está presente na parceria da Nvidia com a Dell, anunciada na semana passada.

NPC da Nvidia ainda parece seguir roteiro

O potencial parece estar lá, mas, por enquanto, isso não é nada revolucionário. As respostas de Jin, o funcionário do restaurante, parecem tão roteirizadas quanto a de qualquer NPC — veja uma tradução do diálogo:

Jogador: E aí, Jin, como você está?

Jin: Infelizmente, não tão bem.

Jogador: O que aconteceu?

Jin: Estou preocupado com os crimes na região. A coisa está feia ultimamente. Meu restaurante ficou no fogo cruzado.

Jogador: Tem alguma coisa que eu possa fazer para ajudar?

Jin: Se quiser fazer alguma coisa a respeito, eu ouvi rumores de que o chefão do crime Kumon Aoki está causando todo tipo de caos na cidade. Ele pode ser a raiz dessa violência.

Jogador: Vou falar com ele. Onde posso encontrá-lo?

Jin: Ouvi dizer que ele costuma aparecer nos clubes de luta underground na zona leste da cidade. Dê uma olhada.

Jogador: Ok, estou indo.

Jin: Se cuida, Kai.

Por outro lado, o fato de o jogador poder falar com o personagem em linguagem natural, como se fosse uma pessoa de verdade, é interessante. Com algum desenvolvimento, isso pode tornar as interações muito mais ricas e complexas.

Como a Nvidia não liberou a demonstração para testes, não dá para saber quais são as outras possibilidades de frases e respsotas.

Em conversa com o Verge, Jason Paul, vice-presidente da GeForce Platform na Nvidia, disse que a tecnologia pode ser usada em mais de um personagem ao mesmo tempo, e que dois NPCs podem até mesmo conversar entre si. Isso, porém, ainda não foi testado.

Com informações: The Verge, Engadget

Receba mais sobre Nvidia na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados