Windows 11 deixará você desinstalar mais apps do sistema

Microsoft prepara atualização para o sistema operacional que permite ao usuário remover mais aplicativos que vêm por padrão no Windows 11

Felipe Freitas
Por
Windows 11
Windows 11 permitirá que mais programas nativos sejam removidos (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

A Microsoft liberou na versão beta do Windows 11 a opção de desinstalar mais aplicativos nativos do sistema operacional. A build 23585 aumentou a lista de programas pré-instalados que podem ser removidos do Windows 11. Encerrada meses atrás, agora até o app da Cortana pode finalmente ser excluído.

A futura atualização do Windows segue uma mudança de diretriz da Microsoft, que está permitindo que mais apps padrões sejam removidos. Recentemente, a empresa mudou a versão do Teams pré-instalada no sistema operacional. Antes, o Windows 11 contava com o Teams Chat, uma versão simplificada do programa que permite apenas conversas com parentes — e que é um saco de desinstalar.

Novos apps nativos podem ser desinstalados do Windows

Câmera poderá ser desinstalada em futura atualização do Windows 11 (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Câmera poderá ser desinstalada em futura atualização do Windows 11 (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Na versão beta do Windows 11, os usuários podem desinstalar os seguintes programas:

  • Câmera
  • Fotos (programa para visualizar imagens no Windows 11)
  • Pessoas (que reúne contatos do email cadastrado no sistema operacional)
  • Conexão de Área de Trabalho Remota
  • Cortana

O mais curioso dessa lista é que só agora você pode desinstalar a Cortana no Windows 11. A Microsoft encerrou a sua assistente virtual em agosto. Qualquer usuário que abrir o programa da precursora do Copilot é recebido com a mensagem de que o recurso foi descontinuado.

Outros aplicativos que podem ser desinstalados do Windows 11 são o alarme, player de vídeo, calendário e calculadora.

Com essas mudanças no Windows 11, a Microsoft dá mais liberdade para os usuários personalizarem o seu sistema operacional e deixá-lo mais “minimalista”. Por exemplo, no lugar do programa nativo da calculadora, você pode optar por usar o recurso a partir de algum navegador (e não, você ainda não pode desinstalar o Edge).

O mesmo vale para o visualizador de imagens e programa de câmera. Nestes casos, o usuário pode optar por um aplicativo que atenda as suas necessidades — sem contar com um programa “redundante” no Windows 11.

Com informações: Bleeping Computer

Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor — ou mais prático. Tem certeza que o futuro é elétrico e dobrável. Iniciou no jornalismo aos 16 anos, cobrindo MMA para o MMA Brasil. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado.

Relacionados

Relacionados