Android 12.1 pode trazer melhorias para celulares dobráveis
Nova versão do sistema operacional, Android 12.1 deve trazer incrementos na interface para melhorar a experiência em celulares dobráveis
Nova versão do sistema operacional, Android 12.1 deve trazer incrementos na interface para melhorar a experiência em celulares dobráveis
O Android 12.1 tende a ser a ser a próxima atualização do sistema do Google. Agora, mais informações sobre o update foram reveladas nesta segunda-feira (27) depois que o XDA-Developers teve acesso a uma compilação do software. Entre as novidades encontradas pelo site, estão as melhorias na interface para celulares dobráveis.
Segundo a análise do site, a atualização pode trazer melhorias para dispositivos com telas grandes e flexíveis para uso na horizontal, como o Galaxy Z Fold 3. É o caso da central de notificações, que poderá mostrar o painel de acesso rápido na esquerda, com os ajustes de brilho, Wi-Fi e afins. Os avisos, por sua vez, apareceriam na direita.
O mesmo é dito às configurações, que também poderá ser separada em dois lados. Quanto à tela de bloqueio, os celulares com telas grandes e flexíveis exibirão a hora na esquerda e as notificações na direita. O sistema ainda deve posicionar o teclado para digitar a senha no canto inferior, em vez do centro, para facilitar o uso.
A barra de tarefas, que já tinha dado as caras no Android 12, também apareceu na build. Similar ao que já encontramos nos computadores, é possível acessar outros apps através da nova área. Os usuários ainda podem arrastá-los para um dos lados da tela para dividir o display e executar mais de um aplicativo ao mesmo tempo.
As demais melhorias ficam pelo seletor de apps recentes. Já as notificações também podem ser executadas em somente uma porção do painel, ao pressioná-las e arrastá-las para o lugar desejado. A atualização ainda deve trazer um novo wallpaper e uma nova animação de boot (inicialização do sistema).
Esta não é a primeira vez que se fala em Android 12.1. No último dia 9, o mesmo site encontrou rastros da nova versão no AOSP Gerrit, indicando que esta pode ser a próxima atualização do sistema do Google apenas com algumas modificações pontuais, que ainda eram desconhecidas naquela época. O Android 13 ficaria para depois.
Já a versão final do Android 12 chegará, possivelmente, na semana que vem. É o que sugere um documento oficial do Google, que veio a público em 12 de setembro de 2021. Ainda assim, vale lembrar que cada fabricante possui a sua lista de dispositivos elegíveis e calendário próprio para liberar o sucessor do Android 11 aos seus celulares.
Ainda não há previsão de lançamento do Android 12.1.
Com informações: XDA-Developers e The Verge