Android 12 Beta 3 traz novidades em prints, rotação de tela e mais
Terceira versão experimental do Android 12 permite que os usuários façam capturas de tela de uma página inteira nativamente
Terceira versão experimental do Android 12 permite que os usuários façam capturas de tela de uma página inteira nativamente
O Google liberou, nesta quarta-feira (13), a terceira versão de testes do Android 12. Entre as novidades do novo beta que já está disponível aos celulares compatíveis, está a possibilidade de tirar prints de uma página inteira, incluindo as partes ocultas. A atualização ainda leva melhorias à rotação de tela, busca do sistema e mais.
A nova versão experimental leva aos usuários um recurso já aguardado desde abril. Na época, foram encontrados rastros de um novo botão que permite capturar toda a tela em uma prévia do sistema. O recurso, no entanto, não apareceu nos betas anteriores do sucessor do Android 11 até o momento.
A mudança se assemelha às opções encontradas em celulares Samsung Galaxy e até mesmo no iPhone. Ao fazer o comando para tirar print, a ferramenta vai mostrar o botão “Capturar mais” (em tradução livre), como mostra a imagem abaixo. Através dele, o usuário poderá registrar o restante da página que não está aparecendo na tela.
A atualização ainda traz melhorias à rotação de tela. O recurso, que ficou mais inteligente, utilizará a câmera frontal para detectar o rosto do usuário e dar mais precisão. Para o vice-presidente de engenharia do Android, Dave Burke, “isso é especialmente útil para quem usa seus dispositivos deitado no sofá ou na cama”.
O terceiro beta ainda implementou uma nova API, conhecida como “AppSearch”, para melhorar as buscas internas do smartphone. As empresas também poderão escolher se os funcionários terão acesso ou não aos botões de câmera e microfone. Além disso, o update conta com incrementos em recursos de privacidade do sistema.
O Google anunciou o Android 12 em maio. Além das mudanças no visual, a nova versão do sistema terá foco em privacidade e facilitará o uso de lojas alternativas. O sucessor do Android 11 ainda terá novidades para jogos, como a possibilidade de reproduzi-los antes mesmo da conclusão do download.
O Android 12 está previsto para chegar a todos os usuários ainda neste ano. No momento, a versão experimental do sistema está disponível para celulares das linhas Pixel 3 e 3a em diante. Proprietários de alguns smartphones de outras fabricantes, como a Asus, Nokia e a Xiaomi, também têm acesso ao programa de testes.
Com informações: The Verge e XDA-Developers