Android 12 deve trazer modo compacto para celulares de tela grande

O Google estaria trabalhando em modo para uso com uma mão; novo apelido e modo PiP também são esperados para Android 12

Ana Marques
• Atualizado há 3 anos e 1 mês
Android com modo de uso com uma mão
Modo de uso com uma mão da Samsung (Imagem: Ana Marques/Tecnoblog)

Os primeiros rumores sobre o Android 12 não param de chegar: as informações mais recentes indicam que o Google está trabalhando em um modo compacto para seu sistema operacional. A função é ideal para celulares com tela grande, já que altera a disposição de elementos como apps e menus para facilitar o uso com apenas uma mão.

O recurso não seria exatamente uma novidade, já que está disponível há algum tempo em diversos modelos devido às customizações de fabricantes como Samsung, Motorola, Asus e Xiaomi.

De acordo com o site XDA Developers, o modo de uso com uma mão será incluso no Android Open Source Project, o que indica que qualquer empresa que utiliza o AOSP em seus smartphones poderá ter acesso ao recurso. Não se sabe, porém, se o Google irá tornar a sua versão obrigatória a todos os dispositivos com Android 12.

Além disso, ainda não há uma demonstração de como o modo compacto do Google irá funcionar, mas espera-se que ele seja parecido com a maioria dos recursos desse tipo desenvolvido por outras empresas – isto é, que reduza a tela a um dos cantos inferiores da tela. Sabe-se também que a redução será de 40%.

Se as informações forem confirmadas, será possível usar o modo compacto com os três botões de navegação ou com gestos. Inclusive, o caminho para a configuração do recurso deve ficar em “Configurações” > “Sistema” > “Gestos” > “Com uma mão”.

Android Snow Cone (ou Android “raspadinha”)

Ainda de acordo com o XDA Developers, o Android 12 tem um apelido interno – ainda que não seja mais oficialmente associado a uma sobremesa. O doce da vez seria “Snow Cone”, que é conhecido em várias regiões do Brasil como raspadinha, composto por gelo ralado e xarope, feito em diversas cores e sabores.

Sobremesa chamada de "Snow Cone" (ou raspadinha)

Sobremesa chamada de “Snow Cone”, ou raspadinha (Imagem: Thomas Park/Unsplash)

Cabe reforçar que não devemos ter um Android S este ano, assim como não tivemos Android Q ou R (apesar de o Android 11 ter sido chamado internamente de Red Velvet Cake). O Google não chama mais suas versões do Android por letras e nomes de doces desde 2019 – e provavelmente nunca iremos superar o sonho do Android Quindim.

Novidades para o modo PiP e notificações em bolhas

Introduzido no Android Oreo, o modo Picture-in-Picture recebeu algumas melhorias silenciosas ao longo do tempo, como a possibilidade de redimensionar as janelas flutuantes. No Android 12, esses controles devem ficar ainda mais práticos – você poderá tocar duas vezes para redimensionar a janela.

O Google também pode inserir um recurso para ocultar temporariamente a janela PiP. A função permitiria arrastar a janela para as bordas para deixá-la fora do campo de visão, mas com fácil acesso.

Já as bolhas, que chegaram com o Android 11, podem ganhar novas animações – seriam, na verdade, ajustes finos em esmaecimento e expansão para tornar o uso mais suave. As bolhas também ficarão posicionadas verticalmente nas laterais da tela, em modo paisagem, em vez de na parte superior ou inferior horizontalmente.

Até o momento, não há nenhuma confirmação oficial sobre esses rumores. No entanto, é possível que vejamos ao menos alguns destes recursos na primeira prévia do Android 12 para desenvolvedores, que deve ser lançada em breve.

Com informações: XDA Developers (1, 2 e 3)

Leia | Como dividir a tela do celular Android para usar dois apps ao mesmo tempo

Relacionados

Escrito por

Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.