Android: Brasil é primeiro país a receber recurso antirroubo de celulares

Google lança versão beta de ferramenta antifurto no Brasil. Usuários podem se cadastrar para ter acesso ao beta do recurso

Felipe Freitas
Por
• Atualizado há 3 dias
Ícone do Android ao lado de celular com símbolo de proteção
Google Play Protect vai impedir instalação de apps potencialmente maliciosos baixados de fontes alternativas (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Google liberou para o Brasil o beta da sua ferramenta antirroubo para celulares Android. A funcionalidade foi anunciada pela big tech em junho, revelando que o país seria o primeiro a receber o recurso. A ferramenta antirroubo é capaz de detectar o movimento brusco de quando um celular é apanhado da mão de uma pessoa.

O Google diz que as novas ferramentas utilizam inteligência artificial para identificar uma situação de roubo. O Tecnoblog perguntou para a empresa como é o funcionamento de IA nesses recursos, mas não teve respostas. De certeza, apenas que o acelerômetro é uma das ferramentas do celular usada na detecção do furto ou roubo.

Ferramenta antirroubo do Android

O recurso bloqueia o smartphone automaticamente assim que um movimento associado a roubo ou furto, como uma rápida e brusca movimentação do celular da mão de uma pessoa. A ferramenta também leva em conta a aceleração após esse movimento.

Tela de funcionamento do recurso antirroubo do Android (Imagem: Divulgação/Google)
Tela de funcionamento do recurso antirroubo do Android (Imagem: Divulgação/Google)

Por exemplo, se o celular passa por um movimento brusco e segue em um movimento rápido, seja pelo ladrão estar correndo ou fugindo em algum veículo, o sistema antirroubo será ativado. Será curioso ver como o smartphone lidará com alguém que começa a correr logo após algum susto ou situação de perigo.

A previsão era de que a ferramenta fosse liberada em julho, um mês depois do seu anúncio aqui em território nacional. Na época da divulgação, o Google informou que quem quisesse testar a funcionalidade teria que preencher um formulário. A inscrição no beta segue disponível através do link. É necessário um celular com Android 10 ou superior.

Outras novidades anunciadas pelo Google

Além da nova ferramenta antifurto, o Google liberou novas modalidades de bloqueio do celular perdido ou roubado. A função de Bloqueio Remoto ganhou uma página dedicada para que o usuário tranque o acesso ao aparelho apenas inserindo o número do celular e completando um desafio de segurança.

Agora também será possível bloquear o celular perdido ou furtado mesmo que ele esteja offline. Esse recurso funciona bloqueando o aparelho caso ele fique sem acessar à internet por um longo período.

Relacionados

Escrito por

Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.