O Google lançou nesta quarta-feira (8) a versão final do Android Wear 2.0. O sistema operacional para relógios ganhou uma interface totalmente redesenhada, suporte a pagamentos pelo Android Pay, melhorias em funções relacionadas ao monitoramento de exercícios e até um teclado virtual — com tecnologia de previsão de palavras para funcionar bem nas telas minúsculas.
Algumas novidades exigem hardware novo, como é o caso do Android Pay, dependente do NFC, e da atualização do Google Fit, que consegue detectar até exercícios de levantamento de peso automaticamente. Por enquanto, ambos os recursos estão disponíveis apenas no LG Watch Sport, um dos primeiros relógios com o novo sistema de fábrica.
Uma boa novidade é que você poderá instalar aplicativos por meio da Play Store no próprio relógio. Eles conseguem rodar de forma totalmente independente do celular — até então, os aplicativos para Android Wear dependiam de um software auxiliar no smartphone. Os primeiros aplicativos “independentes” serão Foursquare, Robin Hood, Runkeeper, Runtastic, Strava, Todoist, Nest e Uber.
Estes são os smartwatches que receberão atualização para o Android Wear 2.0, de acordo com o Ars Technica:
- Asus ZenWatch 2
- Asus ZenWatch 3
- Casio Smart Outdoor Watch
- Casio PRO TREK Smart
- Fossil Q Founder
- Fossil Q Marshal
- Fossil Q Wander
- Huawei Watch
- LG Watch R
- LG Watch Urbane
- LG Watch Urbane LTE (2ª edição)
- Michael Kors Access Smartwatches
- Moto 360 (2ª geração)
- Moto 360 for Women
- Moto 360 Sport
- New Balance RunIQ
- Nixon Mission
- Polar M600
- TAG Heuer Connected
A pergunta que ninguém sabe responder é quando os relógios serão atualizados. Por enquanto, os únicos smartwatches com Android Wear 2.0 serão o LG Watch Sport e o LG Watch Style, também anunciados hoje.