Após vazamento de dados, OpenAI culpa usuários por não tomarem cuidado com malwares

Empresa de cibersegurança revelou no início da semana que contas do ChatGPT são vendidas em sites hackers; vazamento reúne contas coletadas por vírus em PCs dos usuários

Felipe Freitas
Por
ChatGPT
OpenAI reconhece vazamento, mas relembra que usuários precisam ter cuidado com malwares (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

No início da semana, mais de cem mil contas de usuários do ChatGPT foram encontradas em sites de venda de informações hackeadas. A OpenAI, criadora do ChatGPT, se pronunciou sobre o caso. Para a empresa, a culpa do vazamento é dos usuários que não se protegem de malwares.

Este novo caso não tem relação com o bug que vazou dados de usuários do ChatGPT Plus, versão paga da inteligência artificial. Desta vez, de acordo com o Group-IB, empresa de cibersegurança que encontrou essas 100 mil contas em fóruns hackers, os dados foram roubados através de malwares instalados nos computadores das vítimas.

OpenAI afirma que toma as melhores medidas de segurança

Se no bug de março a culpada foi a OpenAI, dessa vez a empresa tirou o seu da reta e afirmou que segue os melhores padrões da indústria em cibersegurança. A criadora do ChatGPT disse, indiretamente, que não tem culpa se os usuários botam “vírus”. A OpenAI também está investigando as contas afetadas para contatar os clientes afetados.

Confira o comunicado da empresa para o site Tom’s Hardware:

“Os resultados do relatório de inteligência de ameaças da Group-IB são o resultado de ‘malware de commodities’ nos dispositivos das pessoas e não de uma violação da OpenAI. Atualmente, estamos investigando as contas que foram expostas. A OpenAI mantém as melhores práticas do setor para autenticar e autorizar [a entrada] dos usuários em serviços, incluindo o ChatGPT, e incentivamos nossos usuários a usar senhas fortes e instalar apenas softwares verificados e confiáveis em computadores pessoais.”

OpenAI
Grupo escondeu malware em logotipo do Windows (imagem ilustrativa: Darwin Laganzon/Pixabay)
Cibersegurança não depende apenas da fornecedora do serviço, mas também do usuário (Imagem: Darwin Laganzon/Pixabay)

A OpenAI não está errada em se isentar de culpa neste caso. A cibersegurança é uma “estrada de mão dupla”: a fornecedora de um serviço faz a sua parte e o usuário faz a sua — seja usando um antivírus ou se atentando contra possíveis programas maliciosos de um príncipe nigeriano.

De acordo com a Group-IB, o Brasil está entre os países com mais contas vazadas. Outros países que integram essa lista infeliz estão: Bangladesh, Egito, França, Indonésia, Marrocos, Paquistão, Estados Unidos e Vietnã.

Vazamento de contas pode afetar a Samsung e outras empresas

Além de afetar os usuários, o vazamento pode prejudicar empresas: desde as pequenas até as grandes como a Samsung. A popularidade e efetividade do ChatGPT, sendo capaz até de ajudar na criação de código, leva funcionários de várias companhias a usar a IA como um assistente.

No caso da Samsung, a empresa proibiu o uso do ChatGPT nos seus computadores. A medida foi tomada após os “puxões de orelha” não funcionarem com seus empregados. A sul-coreana estava preocupada (e com razão) dos funcionários divulgarem dados confidenciais em um sistema de terceiro.

Com informações: Tech Radar e Tom’s Hardware

Receba mais sobre OpenAI na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados