Apple encerrará álbum de fotos compartilhadas do iPhone, mas você ainda pode salvá-las

Empresa divulgou que recurso Meu Compartilhamento de Fotos será encerrado no dia 26 de julho; imagens salvas no álbum podem ser resgatadas

Felipe Freitas
Por
iPhone (Imagem: Victor Pádua/Tecnoblog)
Recurso Meu Compartilhamento de Fotos é descontinuado pela Apple (Imagem: Victor Pádua/Tecnoblog)

A Apple anunciou recentemente que encerrará o álbum de fotos compartilhadas entre dispositivos, mas você ainda tem tempo de recuperar as imagens salvas no recurso. A ferramenta Meu Compartilhamento de Fotos será desativada no dia 26 de julho. O álbum, integrante do iCloud e presente nos iPhones e Macs, permitia o acesso de imagens em outros dispositivos e apagava as fotos após 1 mês — se não fossem salvas em outros lugares.

Antes de encerrar de vez o álbum compartilhado, a Apple desativou a sincronização das fotos para o recurso. Assim, os usuários não podem usar o Meu Compartilhamento de Fotos para subir. Só resta usar unicamente o iCloud — que teve seu valor aumentado há algumas semanas. O recurso encerrado não ocupava o espaço de armazenamento do iCloud

Como salvar as imagens do Meu Compartilhamento de Fotos

Se você está usando um iPhone, iPad ou iPod Touch (quase raridade) compatível com o Meu Compartilhamento de Fotos, siga os seguintes passos para salvar as imagens localizados no recurso:

  1. Abra o aplicativo Fotos e selecione a opção Álbuns;
  2. Se o seu dispositivo é compatível com o recurso, procure por Meu Compartilhamento de Fotos;
  3. Em seguida, clique em Selecionar e clique nas fotos que você quer salvar;
  4. Clique em “Compartilhar” e depois em Salvar Imagem.
MacBook Air - WWDC 23 (Imagem: Divulgação/Apple)
Imagens também podem ser salvas pelo Mac ou Windows (Imagem: Divulgação/Apple)

Para os usuários de Mac, os passos são os mesmo até o item 3. Porém, você pode salvar as imagens na biblioteca padrão do dispositivo ou subir para um serviço de nuvem que você usa.

No caso de quem utiliza um PC com Windows, a situação é mais tranquila: Como explica a Apple em seu site, o programa do iCloud para o sistema operacional da Microsoft baixa automaticamente as fotos para a pasta Downloads. E se você usa o OneDrive, as imagens já estão salvas na nuvem do Windows.

A empresa não deu um motivo para o fim do Meu Compartilhamento de Fotos. No entanto, o palpite é de que a não devia ser um recurso muito usado — ainda mais com opções como Google Fotos, OneDrive e o próprio iCloud da Apple.

Receba mais sobre Apple na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados