Apple Pay é atualizado com prevenção de fraudes aprimorada no Brasil

Apple Pay usa localização e outras informações para prevenir fraudes; atualização já está disponível no Brasil para cartões Visa

Bruno Gall De Blasi
Por
Cartão do Banco do Brasil no Apple Pay (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

Apple Pay recebeu um incremento para tornar o serviço mais seguro. Nesta quarta-feira (20), usuários da plataforma de pagamentos por aproximação para iPhone receberam um sistema de Prevenção de Fraude Aprimorada em alguns cartões cadastrados. A novidade está disponível para usuários do Brasil e mais países.

A atualização deu as caras através de uma notificação no app Carteira (Wallet). De acordo com relatos em redes sociais, alguns cartões de crédito de brasileiros e usuários de outros países receberam um aviso de “Prevenção de Fraude Aprimorada”. O quadro era acompanhado pela seguinte descrição:

“Os cartões com prevenção aprimorada contra fraudes agora usam informações sobre a sua conta, dispositivo e localização para compartilhar avaliações de fraudes com a sua rede de pagamentos.”

9to5Mac encontrou mais informações sobre o recurso. Conforme explicado pela Apple, o sistema é acionado ao usar o cartão com o novo sistema. Assim, a plataforma vai avaliar dados sobre o ID Apple, dispositivo e localização para desenvolver avaliações que serão usadas pela Apple para identificar e prevenir fraudes.

Prevenção de fraude aprimorada aparece em cartões Visa (Imagem: Reprodução/Twitter)
Prevenção de fraude aprimorada aparece em cartões Visa (Imagem: Reprodução/Twitter)

Apple Pay: atualização está disponível para cartões Visa

Apesar da liberação, nem todas as bandeiras parecem ter suporte ao recurso. Conforme relatado pelo MacMagazine, no Brasil, o recurso deu as caras apenas em cartões Visa até o momento. Pelo Twitter, usuários reportaram a aparição do sistema para prevenir fraudes em cartões do Digio e do Itaú com a bandeira americana.

Verifiquei se a atualização estava disponível no meu iPhone nesta quinta-feira (21). Apesar de eu ter um cartão Visa do Banco do Brasil, o sistema ainda não apareceu no meu celular. Fiz o teste em outro smartphone, dessa vez com um cartão Visa da XP Investimentos, mas o aviso também não estava disponível no app Carteira.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados