Apple pode ter encerrado linha de acessórios com tecido FineWoven

Acessórios feitos matéria prima reciclada foi encerrada, afirma leaker. Linha FineWoven está presente em capinhas para iPhone 15 e pulseira para Apple Watches

Felipe Freitas
Por
Tecido FineWoven teve problemas de qualidade e pode ter chegado ao fim sem completar 1 ano (Imagem: Divulgação/Apple)
Tecido FineWoven teve problemas de qualidade e pode ter chegado ao fim sem completar 1 ano (Imagem: Divulgação/Apple)

A Apple pode ter parado a produção dos acessórios com o tecido FineWoven, lançados no ano passado para substituir o couro na fabricação desses itens. O suposto motivo para descontinuar o uso desse material não surpreende: a falta de durabilidade do FineWoven. Esse ponto foi considerado uma das grandes desvantagens da nova matéria-prima de acessórios da Apple.

A informação sobre o fim da linha de FineWoven na Apple veio do leaker Kosutami, que afirma que a produção foi totalmente interrompida e eliminada. Apesar de pouco conhecido no meio de vazamento de hardwares, Kosutami é reconhecido pela credibilidade nas histórias envolvendo os acessórios com esse material. O FineWoven é feito majoritariamente de produtos reciclados, sendo um dos instrumentos da Apple para se tornar uma empresa carbono-neutro.

FineWoven acabando, mas couro não volta

Leaker afirma que produção do FineWoven foi "interrompida e removida", mas que Apple usará um novo material (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Leaker afirma que produção do FineWoven foi “interrompida e removida”, mas que Apple usará um novo material (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Em sua publicação no X/Twitter, Kosutami afirma que o fim do FineWoven não significa que a Apple voltará a vender acessórios feito com couro (esqueçam a Apple fabricando acessórios com pele de vaca). A big tech substituirá o material reciclado por algum outro na mesma linha de sustentabilidade. E claro, o objetivo é que esse material seja mais resistente que o FineWoven.

A qualidade da nova linha de material para acessórios passou a receber críticas logo nos primeiros dias de lançamento. O ponto central, como dito anteriormente, é a falta de durabilidade. Isso não influencia só no produto rasgar, arranhar ou estragar rápido, mas também na estética do FineWoven.

Uma das análises do FineWoven sugere que o “brilho” inicial, aquela beleza de produto novo, some rapidamente. Além disso, a repórter Joanna Stern, do Wall Street Journal, compartilhou que a sua capa de FineWoven estava “escurecendo igual banana podre”.

O material substituto do FineWoven pode ser apresentado no dia 10 de junho, quando será realizado a abertura do WWDC 2024. No ano passado, a Apple aproveitou o evento para anunciar o fim dos acessórios de couro. O lugar seria uma bela escolha para divulgar o que sucederá o FineWoven.

Relembre o lançamento do iPhone 15

Com informações: TechRadar, MacRumors, AppleInsider e 9to5Mac

Relacionados