Apple pode usar IA em breve para resumir avaliações na App Store
Rumores apontam que Apple usará inteligência artificial para resumir opiniões gerais de usuários sobre aplicativos disponíveis na App Store
Rumores apontam que Apple usará inteligência artificial para resumir opiniões gerais de usuários sobre aplicativos disponíveis na App Store
Os recursos da Apple Intelligence são a principal novidade do recém-lançado iOS 18.1. Mas a tecnologia pode ir além dos dispositivos dos usuários. Há rumores de que a Apple usará inteligência artificial (IA) para resumir as avaliações de aplicativos na App Store em breve.
As avaliações são importantes porque, por meio delas, os usuários podem saber se determinados aplicativos realizam as tarefas que prometem, têm bom desempenho, se oferecem experiências de uso positivas ou negativas e assim por diante. Mas não é todo quem tem tempo ou paciência para ler essas avaliações.
O 9to5Mac afirma ter tido acesso a um artigo não listado da App Store que menciona um sistema que analisa as avaliações feitas por usuários e, então, gera um resumo que destaca os principais aspectos apontados por eles em cada aplicativo.
Com isso, outros usuários poderão descobrir rapidamente se vale a pena ou não instalar determinado aplicativo disponível na App Store.
O resumo será gerado por inteligência artificial, ou seja, será feito de modo automatizado. Isso pode resultar em resumos imprecisos ou até equivocados. Por isso, o tal documento afirma que, em caso de inconsistências nos resumos, os desenvolvedores poderão reportar o problema à Apple para pedir correção.
Ainda não há informação sobre a estreia dos supostos resumos por IA. Mas, como o recurso já é citado na documentação da Apple, segundo o 9to5Mac, é de se imaginar que isso não demorará a acontecer.
Mas não deve ser algo generalizado. Ainda de acordo com o veículo, o resumos das avaliações será implementado em países ou regiões selecionadas, e somente para aplicativos que tenham um número mínimo (não especificado) de avaliações de usuários.
Que fique claro que a ideia não é nova. Aqui mesmo no Brasil já encontramos mecanismos similares. Um exemplo notável é o do Mercado Livre, que já exibe um resumo das opiniões de consumidores sobre determinados produtos no topo de suas respectivas áreas de avaliações.
Vale lembrar que quem possui um iPhone 15 Pro, um iPhone 16 ou um iPhone 16 Pro já pode ter acesso ao pacote de IA da Apple. Isso porque a Apple Intelligence é o principal atrativo do iOS 18.1, que chegou à versão final nesta semana.
Leia | Como usar o Remini para restaurar fotos por inteligência artificial