Apple Vision Pro e Meta Quest empatam em teste de latência de vídeo

Empresa de dispositivos de realidade virtual testou latência de quatro headsets VR em dois testes diferentes. Placar ficou 1x1 entre as rivais

Felipe Freitas
Por
Apple Vision Pro realmente tem a menor latência do mercado, mas depende do quesito avaliado (Imagem: Divulgação/Apple)

O Apple Vision Pro realmente é o headset VR com a menor latência de vídeo passthrough (efeito de ver o que acontece fora da interface do dispositivo) do mercado. No entanto, apenas no teste fóton para fóton — tempo em que a luz é processada da câmera até o visor. No quesito de passthrough ao olhar para os lados, a vitória ficou com os Meta Quest Pro e Quest 3.

Os testes foram realizados pela Optofidelity, uma empresa especializada em produtos de realidade virtual e seus derivados — como MR e AR. Além dos headsets da Apple e da Meta, a companhia testou um headset VIVE XR Elite, fabricado pela chinesa HTC. É necessário a realização de duas avaliações (fóton para fóton e em movimento) porque o usuário nem sempre estará totalmente parado com o headset e existem algumas soluções para latência ao mover a cabeça.

Apple Vision Pro tem menor latência fóton para fóton

O headset VR Apple Vision Pro teve uma latência aproximada de 11 ms nos testes see-through (ver através na tradução direta), também chamado de fóton para fóton. Esse benchmarking avalia o tempo que a luz é detectada pelo sensor, processada e exibida na tela. De modo bem grosseiro, podemos dizer que é uma latência observando um ponto fixo.

(Imagem: Reprodução/Optofidelity)
Latência do Vision Pro fica na casa de 11 ms no teste fóton para fóton (Imagem: Reprodução/Optofidelity)

Neste teste, como mostra o gráfico acima, a Apple passou com sobras. As rivais tiveram latência com valores entre 40 ms e 35 ms (o mais baixo foi do Meta Quest Pro).

O Meta Quest Pro e Meta Quest 3 tiveram os melhores resultados nos testes de movimento, com o Apple Vision Pro logo atrás. Em comum, os três headsets VR utilizam a tecnologia de prever o movimento do usuário. O dispositivo calcula rapidamente a velocidade com a qual você mexe a cabeça e preparam a imagem que os seus olhos verão quando finalizar o movimento — a HTC não usa essa técnica no VIVE XR Elite, por isso resultado será o mesmo do see-through.

(Imagem: Reprodução/Optofidelity)
No geral, Meta Quest Pro e Quest 3 têm as melhores latências (Imagem: Reprodução/Optofidelity)

A Optofidelity calcula três tipos de movimento:  rolagem, inclinação e vertical — igual na aviação. Como vemos nos gráficos, os headsets parecem ter problemas com o eixo longitudinal, responsável pela rolagem (movimento de inclinar a cabeça para o lado). Com exceção do VIVE XR Elite, todos os outros dispositivos tiveram maior tempo de latência na exibição dessa imagem.

Com informações: 9to5Mac e Optofidelity (1 e 2)

Receba mais sobre Apple Vision Pro na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados