Apple Watch ativa app de eletrocardiograma no Brasil

O eletrocardiograma pode ser feito com o Apple Watch Series 4 ou 5, mas desde o Series 1 o app pode emitir alertas importantes

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
apple watch series 5 ecg macro tecnoblog

A Apple anunciou nesta quinta-feira (9) que vai liberar a função de eletrocardiograma no Apple Watch para o Brasil. A novidade chega de carona com uma atualização do watchOS que roda no gadget e do iOS do iPhone, que libera o aplicativo ECG no smartphone do dono do relógio inteligente.

A leitura mais precisa da frequência cardíaca do usuário pelo Apple Watch foi liberada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em maio deste ano. Com este recurso, o usuário pode saber além do ritmo atual, detectando até mesmo algum tipo de arritmia, chamada de fibrilação atrial e que pode ser sinais de problemas sérios.

A leitura pode ser feita nos Apple Watch Series 4 e 5, com auxílio de um aplicativo que até o momento não pode ser utilizado por brasileiros. A aferição acontece quando o app está aberto e é solicitado que o usuário coloque o dedo indicador na coroa do relógio por 30 segundos, que funciona como um dos eletrodos.

apple wacth ecg animado

Um relatório é exibido (pode ser exportado em PDF) com detalhes como fibrilação atrial, ritmo sinusal, frequência cardíaca alta ou baixa ou inconclusivo, mas que ainda não é capaz de detectar (sozinho) ataques cardíacos – ele serve mais como um alerta para que um médico seja consultado.

“O Apple Watch ajudou muitas pessoas no mundo inteiro. Estamos emocionados por ele ter se tornado uma parte tão importante da vida dos nossos consumidores”, comentou Jeff Williams, diretor de operações na Apple. “Com o lançamento desses recursos para o coração, o Apple Watch dá o próximo passo para capacitar as pessoas a ter acesso a mais informações sobre a própria saúde.”

O app chamado ECG será disponibilizado quando o iOS 13.6 for liberado, junto do watchOS 6.2.8. Ao Tecnoblog a Apple do Brasil diz que a atualização será liberada em breve.

Se você não tem um Apple Watch Series 4 ou 5, é possível receber notificação de ritmo cardíaco irregular desde o Series 1 (segunda geração do Apple Watch), já que a leitura de batimentos cardíacos acontece em segundo plano e de forma contínua.

Com informações: Apple.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados