Apple Watch vendeu mais que a indústria de relógios suíços em 2019
Apple Watch vendeu 30,7 milhões de unidades só em 2019, superando marcas de relógios suíços
Apple Watch vendeu 30,7 milhões de unidades só em 2019, superando marcas de relógios suíços
A demanda por smartwatches é baixa se comparada a dos smartphones, mas é inegável que uma linha se sobressai nesse segmento: um relatório da Strategy Analytics aponta que, em 2019, o Apple Watch vendeu tanto que conseguiu superar a tradicionalíssima indústria de relógios suíços.
De fato, o Apple Watch não vendeu pouca coisa, não. As estimativas da Strategy Analytics apontam que 30,7 milhões de unidades foram comercializadas no mundo todo só em 2019. Já a indústria suíça, que inclui marcas como Swatch, Tissot e TAG Heuer, vendeu 21,1 milhões de relógios no mesmo período.
Esses números apontam que a demanda pelo Apple Watch aumentou 36% em 2019 na comparação com 2018 (22,5 milhões de unidades vendidas). Já para a indústria suíça, as vendas tiveram declínio de 13% na comparação ano a ano (24,2 milhões de relógios vendidos em 2018).
Para a Strategy Analytics, a explicação é uma só: os relógios tradicionais estão perdendo espaço para os smartwatches. “Relógios analógicos de pulso continuam populares entre consumidores mais velhos, mas os mais jovens estão preferindo relógios e pulseiras inteligentes”, destaca Neil Mawston, diretor da empresa.
Essa constatação não chega a ser surpreendente. O que mais chama atenção é o domínio da linha Apple Watch: Samsung, Huawei, Xiaomi e vários outros fabricantes também lançam smartwatches, mas, até hoje, nenhum desses produtos conseguiu registrar volumes de vendas tão expressivos quanto o relógio da Apple.
Isso é efeito de uma combinação de fatores, entre eles, a integração do Apple Watch com o ecossistema da Apple, a facilidade de uso, a oferta de aplicativos e funções que conseguem atrair interesse e, não menos importante, a força que a marca tem no mercado.
Vale destacar que a Apple não revela oficialmente os números de vendas da linha Watch. A Strategy Analytics se baseou em dados de varejistas e fornecedores para chegar à sua estimativa.
Se esses dados não forem precisos, devem se aproximar dos números exatos: ainda que sem entrar em detalhes, a Apple vem ressaltando em seus últimos relatórios financeiros o desempenho crescente que a sua linha de relógios tem tido no mercado.
Com informações: MacRumors.