Como o Apple Watch consegue prever um infarto [Ataque Cardíaco]

Uma das funções Apple Watch é avisar o usuário quando há riscos de infarto, ocorrência dos batimentos acima ou abaixo do normal

Lucas Lima
Por
• Atualizado há 1 ano
apple watch series 5 ecg macro tecnoblog

Um dos sensores inclusos no Apple Watch é o que faz a medição dos batimentos cardíacos. O recurso não serve apenas para monitorar atividades físicas, mas toda rotina do usuário, caso os batimentos estejam rápidos ou lentos demais, sintomas de alguma anormalidade. Entenda como o Apple Watch pode prever um infarto.

Quais Apple Watches tem o sensor cardíaco?

Todos os relógios da Apple tem o sensor de frequência cardíaca. No entanto, a partir do Watch Series 1 que é possível fazer o monitoramento dos batimentos e receber um aviso do relógio caso algo esteja fora do normal.

Como funciona os alertas de BPM?

É configurado um valor alto e baixo de batimentos por minuto (BPM) no aplicativo do Watch, se o usuário é considerado inativo — sem estar fazendo alguma atividade que justifique os batimentos elevados — por pelo menos 10 minutos, o relógio envia um alerta para que ele tome alguma providência, como procurar um médico.

Para ativar os alertas de batimentos no Watch:

  1. Abra o aplicativo Watch, no iPhone;
  2. Role a tela e toque na opção “Coração”;
  3. Em “Batimentos Elevados” e “Batimentos Baixos” ajuste os valores para os quais deseja receber um alerta (são valores predefinidos, pode-se ajustar para acima de 100 BPM e abaixo de 50 BPM).
como ativar notificacoes batimentos cardiacos apple watch

Os dados do Apple Watch podem prever infarto?

Quando os batimentos estão elevados, esse comportamento é chamado de taquicardia, o que impede o coração de bombear o sangue corretamente para o resto do corpo. Dentre as várias complicações, a pessoa pode sentir falta de ar, tontura, atordoamentos ou mesmo chegar a desmaiar. No entanto, batimentos elevados podem ser sinal de infarto ou outros problemas com o coração.

Já bradicardia é para o contrário, quando os batimentos cardíacos estão lentos, também interferindo no funcionamento correto do órgão em levar o sangue para o resto do corpo. Os sintomas são semelhantes a taquicardia, quais podem indicar sinais de doenças do coração.

É importante ressaltar que os dados são úteis para que o usuário tome alguma ação, principalmente procurar um médico. Os dados ficam registrados no app Saúde do iPhone, pode ser uma fonte para indicar ao especialista.

E o ritmo cardíaco irregular?

Além dos alertas altos ou baixos, a partir do Apple Watch Series 1 também é possível ter um retorno caso o relógio identifique um ritmo cardíaco irregular, uma possível causa de fibrilação atrial (FibA). No entanto, a Apple alerta:

  • Essas notificações não são destinadas a pessoas que foram diagnosticadas com fibrilação atrial;
  • Essas notificações não são destinadas para uso por pessoas com menos de 22 anos.

O que é fibrilação atrial (FibA)?

Fibrilação atrial (FibA) é um tipo de ritmo cardíaco irregular que ocorre quando as cavidades superiores e inferiores do coração não estão sincronizadas, ou seja, batem em ritmos diferentes. Dentre os sintomas, a FibA pode causar um batimento acelerado, palpitações, fadiga e falta de ar.

Pessoas com fibrilação atrial devem buscar auxílio de um médico, que indicará qual o tratamento ideal. Caso não seja tratada, a FibA pode causar insuficiência cardíaca ou formação de coágulos sanguíneos, podendo chegar a um acidente vascular cerebral (AVC).

Notificações da saúde do coração com Apple Watch

Como configurar o aviso de ritmo cardíaco irregular?

  1. Abra o aplicativo Watch, no iPhone;
  2. Role a tela e toque na opção “Coração”;
  3. Toque no botão para iniciar a configuração de notificação para o ritmo cardíaco irregular.

As leituras são feitas ocasionalmente, quando o usuário está parado, para que haja uma precisão maior nos dados. Porém, o relógio pode não identificar todas as instâncias de fibrilação atrial e não enviar uma notificação mesmo para quem tem a arritmia.

Dados confiáveis, mas atenção.

Os dados do Apple Watch são confiáveis, mas a própria Apple alerta para que não sejam tomados como verdade absoluta e única justificativa para procurar um especialista. O Watch não detecta ataques cardíacos, mas pode ajudar a prever o problema para tomar medidas antecipadamente.

“Caso sinta pressão, aperto, dor no peito ou qualquer outro sintoma que indique um ataque cardíaco, ligue imediatamente para os serviços de emergência”, escreveu a empresa numa página de suporte.

Independente de ter ou não recebido um aviso no relógio, a ida ao médico é o primeiro passo a ser dado. Os dados e notificações que são oferecidas no Apple Watch podem ser um indicativo de infarto ou outro problema, mas escute primeiro seu corpo.

Com informações: Medtronic 1, 2, Apple.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Apple Watch na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados