Assim são os chips A18 e A18 Pro que equipam os iPhones 16

Com tecnologia de 3 nanômetros e foco em IA, A18 e A18 Pro são os chips mais poderosos que a Apple já fez para a linha iPhone

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado hoje às 00:00
Chip A18 do iPhone 16 (imagem: reprodução/Apple)
Chip A18 do iPhone 16 (imagem: reprodução/Apple)

A Apple fez o anúncio oficial dos iPhones 16 e dos modelos 16 Pro. Entre os vários atrativos da nova geração de celulares da marca estão dois chips poderosos: o Apple A18 e o Apple A18 Pro. Eles prometem muito desempenho em CPU, gráficos e, sem nenhuma surpresa, inteligência artificial.

Características do Apple A18

O Apple A18 que equipa o iPhone 16 e o iPhone 16 Plus é um chip fabricado com a segunda geração da tecnologia de 3 nanômetros da TSMC. Ele conta com seis núcleos de CPU que, nas palavras da Apple, são até 30% mais rápidos que o chip antecessor, o A16 Bionic. São dois núcleos de alto desempenho mais quatro de eficiência energética.

Na comparação com o A15 Bionic (iPhones 14 e 13) e o A14 Bionic (iPhone 12), os ganhos de desempenho da nova CPU chegam a 50% e 60%, respectivamente:

Desempenho do Apple A18 (imagem: reprodução/Apple)
Desempenho do Apple A18 (imagem: reprodução/Apple)

O A18 também é mais eficiente no consumo energético: ele pode executar a mesma carga de trabalho do A16 Bionic demandando 30% menos energia, explica a Apple.

Para o quesito inteligência artificial, que envolve especialmente os recursos do Apple Intelligence, o A18 conta com um mecanismo Neural Engine de 16 núcleos otimizado para modelos de linguagem generativos e até duas vezes mais rápido em relação à geração anterior.

Talvez os avanços do novo chip sejam mais perceptíveis por jogadores. A Apple conta que o A18 tem uma GPU de cinco núcleos até 40% mais rápida em relação ao A16 Bionic, bem como 35% mais eficiente no consumo energético.

A Apple destaca ainda o suporte a ray tracing acelerado por hardware, o que deve garantir até cinco vezes mais taxas de frames por segundo (fps) nos jogos do que se o recurso funcionasse apenas com base em software.

Em novas cores, iPhone 16 tem corpo de alumínio (imagem: reprodução/Apple)
iPhone 16 (imagem: reprodução/Apple)

Características do Apple A18 Pro

A linha iPhone 16 Pro é equipada com o Apple A18 Pro, que também tem como base um processo de 3 nanômetros de segunda geração.

Aqui, também encontramos dois núcleos de desempenho e quatro núcleos de eficiência energética, mas a Apple diz que a versão Pro tem alguns recursos que a tornam mais ágil que o A18 “normal”, como mais memória cache e novos aceleradores para aprendizado de máquina.

Na comparação com a geração anterior, a Apple afirma que o A18 Pro é até 15% mais rápido que o A17 Pro em CPU, ao mesmo tempo em que demanda até 20% menos energia.

Neural Engine do A18 Pro realiza 35 trilhões de operações por segundo (imagem: reprodução/Apple)
Neural Engine do A18 Pro realiza 35 trilhões de operações por segundo (imagem: reprodução/Apple)

Já a GPU do A18 Pro tem seis núcleos (contra cinco do A18 “normal”) e é até 20% mais rápida em relação ao A17 Pro. Também há aceleração de ray tracing por hardware aqui.

Os demais atributos do Apple A18 Pro incluem o mesmo Neural Engine de 16 núcleos do A18, circuitos específicos para Always-On Display, ProMotion e gravação de vídeo em ProRes, e suporte a transmissões mais rápidas via USB 3.

Além da linha iPhone 16, a Apple anunciou os AirPods 4, a linha Apple Watch 10 e a versão final do iOS 18.

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Temas populares