Avatares personalizados começam a ser liberados no WhatsApp para Android

Recurso já está disponível para algumas pessoas na versão de testes do WhatsApp, mas lançamento para todos os usuários ainda não tem data oficial

Paula Alves
Por
• Atualizado há 5 meses
Avatares personalizados começam a ser liberados no WhatsApp para Android / Meta / Divulgação
Avatares personalizados da Meta (Imagem: Divulgação / Meta)

Após lançar o recurso em 2020 para o Facebook e liberá-lo também no Instagram no começo deste ano, chegou a vez da Meta estender a função de avatares para o WhatsApp. Disponível até o momento apenas para usuários selecionados do WhatsApp beta para Android 2.22.23.9, o recurso permite que a pessoa crie um personagem virtual com a aparência que desejar.

Assim como no Facebook, a ferramenta deixa que o usuário personalize o boneco à sua semelhança, escolhendo estilo e cor do cabelo, tom de pele, formato do rosto, além de outras diversas características que o tornem o mais parecido possível com o dono.

Feito isso e criada a sua versão no mundo virtual, o usuário terá acesso, automaticamente, a um pacote de figurinhas do boneco expressando os mais diversos tipos de sentimentos e reações.

Os stickers vão desde comemorações de aniversário, até imagens do boneco chorando de rir, com o coração partido ou cantando, e podem ser enviados nas conversas do WhatsApp como reações ainda mais pessoais ao que está sendo discutido.

Quem gostou da novidade, poderá ainda escolher um avatar para colocar na sua foto de perfil do WhatsApp, deixando sua conta ainda mais personalizada.

WhatsApp para Android deixará criar avatar com pacote de figurinhas / WABetaInfo / Reprodução
Avatar do WhatsApp para Android (Imagem: Reprodução / WABetaInfo)

Descoberta pelo WABetaInfo em junho e com updates em setembro, a ferramenta começou a ser disponibilizada para alguns usuários recentemente, após a atualização do aplicativo para o WhatsApp beta para Android 2.22.23.9.

Seu lançamento para todos os usuários do Android, no entanto, ainda não tem data oficial – lembrando que o WhatsApp para iOS ainda também não conta com a opção de avatares.

Meta continua de olho no Metaverso

A iniciativa da Meta de levar seus bonecos personalizados para o aplicativo de mensagens vai de encontro aos seus recentes esforços de explorar cada vez mais o metaverso.

Apesar de nomes da indústria como Tik Cook, CEO da Apple, não acreditar que este cenário de realidade virtual realmente irá se concretizar, a Meta e outras empresas têm despendido cada vez mais esforços nesse sentido.

Apesar da visão de Cook, a própria Apple, inclusive, tem a sua versão de avatares 3D personalizados, os chamados Memoji. Além dela, gigantes como TikTok e Snapchat também criaram os seus “bonequinhos customizáveis”, permitindo que seus usuários também usufruam dessa experiência em seus aplicativos.

WhatsApp (Imagem: Haberlernet/Flickr)
WhatsApp (Imagem: Haberlernet/Flickr)

Como criar o seu avatar no WhatsApp

Usuários que contam com a atualização WhatsApp beta para Android 2.22.23.9 podem olhar se o recurso já foi liberado na sua conta. Para isso, basta entrar no aplicativo de mensagens e acessar as “Configurações” da plataforma.

Caso a ferramenta já esteja disponível, a opção de “Avatar” aparecerá no menu. Diante disso, basta clicar sobre ela e configurar seu boneco da forma desejada. Depois, automaticamente, o usuário terá acesso ao pacote de figurinhas do avatar e poderá enviar os stickers que quiser para os amigos e familiares.

Além da opção de colocar um avatar como foto de perfil, ele também pode editar seu bonequinho a hora que desejar.

Com informações: WABetaInfo

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paula Alves

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Relacionados