Banco do Brasil informa saldo e extrato de clientes via WhatsApp e Twitter

Felipe Ventura
• Atualizado há 3 anos e 1 mês

O Banco do Brasil vem testando um chatbot de atendimento no WhatsApp desde o mês passado. Com ele, você pode consultar saldo e extrato, pedir segunda via da fatura do cartão de crédito, entre outros.

Desta vez, o banco está acrescentando mais um canal de atendimento: o Twitter. De acordo com a Agência Brasil, é possível solicitar alguns serviços após enviar uma mensagem direta.

Você envia uma DM para o perfil @bancodobrasil e pode fazer consultas de saldo e extrato, tirar dúvidas e solicitar atendimento ao SAC. O chatbot enviará um link e pedirá para você se identificar. É preciso abri-lo e informar sua agência, conta e senha.

O BB está usando aqui a inteligência artificial do Watson, da IBM. O sistema foi implementado há cerca de um ano por R$ 14 milhões.

Inicialmente, o chatbot começou a operar no Facebook Messenger, onde é possível realizar mais operações. Você pode solicitar o extrato de conta corrente, poupança, CDB e fundos de investimento, além da fatura do cartão.

No Messenger, o banco registrou mais de 500 mil interações e cerca de 60 mil clientes respondidos. 30% dos atendimentos foram feitos por seres humanos.

Enquanto isso, no WhatsApp, é possível cadastrar o número do banco — (61) 4004-0001 — e conversar com o chatbot. Entre as opções, temos consulta de saldo e extrato de conta corrente, poupança ou CDB; extrato de fundos de investimento; e segunda via da fatura do cartão.

Neste caso, também é preciso se identificar tocando em um link e inserindo sua agência, conta e senha. A autenticação é válida por 10 minutos.

O acesso foi liberado inicialmente para funcionários e para alguns clientes selecionados — são 104 mil pessoas até o momento. O BB planeja incluir mais 40 mil correntistas em julho, e quer chegar a 300 mil usuários no WhatsApp até o final do ano.

Com informações: Agência Brasil, Mobile Time.

Relacionados

Escrito por

Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.