Bixby da Samsung poderá clonar a voz dos usuários para responder ligações
Novo recurso da assistente virtual da Samsung foi liberado na Coreia do Sul; Bixby também converterá mensagens em áudio para chamadas na língua inglesa
Novo recurso da assistente virtual da Samsung foi liberado na Coreia do Sul; Bixby também converterá mensagens em áudio para chamadas na língua inglesa
A Samsung liberou novos recursos para a Bixby, sua assistente virtual. A principal novidade está disponível na Coreia do Sul e segue a onda do uso de inteligência artificial. A Bixby usará ferramentas de IA para clonar a voz, tentando copiar até o tom da fala, para facilitar a comunicação quando um usuário não conseguir falar.
A Samsung também lançou o Bixby Text Call para falantes da língua inglesa. A ferramenta converte textos em áudio durante as ligações, aumentando a acessibilidade e permitindo que as chamadas fiquem mais práticas para quem não está disponível para falar no momento. Até então, o recurso só estava disponível na Coreia do Sul.
Como explicado pela Samsung, para que a Bixby clone a voz é necessário que o usuário utilize o Bixby Custom Voice Creator. Nesta ferramenta, os donos de smartphone Samsung gravarão diferentes frases para a assistente virtual. A Bixby analisará os áudios e copiará a voz e tom do usuário, tudo com novos recursos de inteligência artificial.
O Bixby Custom Voice Creator só está disponível na Coreia do Sul. A Samsung deve lançar a ferramenta em outros países, só vai demorar para fazer isso com diferentes línguas. O recurso Bixby Text Call demorou três meses para suportar o idioma inglês. É natural que a empresa amplie a ferramenta para outros países, incluindo o Brasil.
O Bixby Custom Voice Creator compatível com o One UI 5 e superiores — além de só estar disponível na linha Galaxy S23. A Samsung informou que a ferramenta funcionará com outros aplicativos, não apenas chamadas. Ou seja, podemos esperar que o recurso funcionará com chamadas do WhatsApp.
Enquanto os sul-coreanos começam a receber o Bixby Custom Voice Creator, a Bixby Text Call é liberada para os norte-americanos. O funcionamento deste recurso é fácil e não tão inovador, mas muito prático. Durante uma ligação, o usuário poderá escrever o que deseja falar e ler o que foi dito por quem ligou.
O suporte do Bixby Text Call, uma variação do Call Screen do Google, utiliza uma “voz genérica” no texto convertido em áudio.
No comunicado onde apresenta a novidade, a Samsung destaca a evolução da Bixby: de assistente inteligente para uma plataforma inteligente. Com a popularização de IAs conversacionais e seu uso como pesquisa e buscador, outras assistentes seguirão esses passos.
Como diz Eddie Vedder: é a evolução, bebê.
Com informações: The Verge
Leia | Como remapear o botão Power e desativar a Bixby no Samsung Galaxy