Blockbuster ainda existe, mas sobrou apenas uma loja nos EUA

No Brasil, as operações da Blockbuster foram adquiridas pelas Lojas Americanas em 2007

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Foto via Facebook
Blockbuster em Anchorage, Alasca, que vai encerrar suas atividades

Lembra quando você ia até a locadora mais próxima e ficava analisando o catálogo de DVD ou VHS para decidir qual filme assistir? Era importante devolver o disco no prazo, para não levar multa; e, se possível, rebobinar a fita.

Essa era acabou há alguns anos com a popularização da Netflix e outros serviços de streaming. A Blockbuster, que já teve 8.500 lojas nos EUA, decretou falência em 2011 e encerrou suas operações próprias. No entanto, as unidades franqueadas continuaram na ativa desde então — e só estão morrendo agora.

As duas últimas lojas da Blockbuster no Alasca vão encerrar suas atividades. Localizadas nas cidades de Anchorage e Fairbanks, elas deixarão de alugar filmes na próxima segunda-feira (16), e reabrirão para liquidar o estoque até o final de agosto.

Alan Payne, dono das duas lojas, diz ao Anchorage Daily News que ambas ainda são lucrativas, mas a rentabilidade vem caindo muito rápido e não faria sentido renovar o contrato.

É curioso que a Blockbuster tenha resistido por tanto tempo no Alasca, mas há alguns motivos. A internet pode ser bastante cara por lá, com operadoras cobrando por gigabyte consumido. Além disso, as velocidades são mais baixas que no restante dos EUA — uma média de 8 Mb/s.

Há também o fator nostalgia. Algumas pessoas visitam a loja para se lembrar dos velhos tempos. Outras sequer entram lá, e só tiram uma foto na fachada. Em junho, a página oficial da Blockbuster Alaska no Facebook dizia: “nós estamos vendo vocês tirando selfies na frente das nossas lojas, mostrem-nas para nós!”.

As três lojas da Blockbuster que restaram nos EUA (fonte)

Uma nos EUA, algumas na Austrália

Vai sobrar apenas uma Blockbuster nos EUA, localizada em Bend, Oregon. Ela também é franqueada. As lojas próprias foram encerradas em 2013, dois anos após a aquisição da empresa pela Dish Network, operadora de TV por assinatura via satélite. Ela pagou US$ 320,6 milhões na época.

No entanto, a locadora segue com alguma presença na Austrália, com lojas e quiosques ainda funcionando. O site oficial lista alguns filmes recentes, como Um Lugar Silencioso e Círculo de Fogo: A Revolta, e tem até uma revista digital sobre os últimos lançamentos.

Steve Hurnac, que comanda uma loja na cidade australiana de Fairview, disse à Vice no ano passado: “notamos que muitas pessoas vêm até nós porque não conseguem uma boa conexão à internet. E algumas não parecem estar satisfeitas com a seleção da Netflix.”

Blockbuster no Brasil

No Brasil, a Blockbuster abriu suas primeiras lojas em 1995. Suas operações foram adquiridas pelo grupo das Lojas Americanas no final de 2006. Desde então, elas se tornaram parte da rede de varejo dentro da marca Americanas Express, e assim podiam oferecer outros produtos.

No entanto, com o declínio do aluguel de DVDs e fitas, a marca Blockbuster deixou de ser usada. Ao entrar em blockbuster.com.br — que um dia foi o site oficial da empresa para o Brasil — você se depara com a mensagem de que esse domínio “ainda não está ativo”.

É um destino semelhante ao da 2001 Vídeo, tradicional videolocadora de São Paulo que fechou suas lojas físicas em 2015. Ela se destacava pelo catálogo de filmes de arte e independentes, e esteve em funcionamento por 33 anos.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados