Bug no iPhone afeta a função de Tempo de Uso

Crianças conseguem acessar aplicativos mesmo com limites impostos pelos pais e responsáveis, segundo reportagem do Wall Street Journal. Empresa promete correção.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 8 meses
iPhone 14 e 14 Plus
iOS tem função Tempo de Uso desde 2018 (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Os adeptos da função de Tempo de Uso do iPhone podem entrar numa furada caso queiram limitar a utilização de crianças e adolescentes. A Apple admitiu um bug na ferramenta que faz com que os limites não sejam respeitados. Na prática, os pequenos usuários do ecossistema da maçã podem continuar nos apps e sites por tempo indeterminado.

O assunto foi destaque do Wall Street Journal ao longo do fim de semana e também está no TechCrunch. A gigante de tecnologia prometeu uma solução, mas não especificou a data.

Qual é o problema?

O Tempo de Uso do iOS permite determinar limites para apps e sites (inclusive categorias). Ele passa a ser mais interessante caso o Compartilhamento Familiar esteja ativado, pois membros adultos da família têm a opção de escolher limites para menores de ideia. Dá até para determinar horários específicos em que os apps ficam disponíveis.

O problema estaria especificamente na área de Repouso do Tempo de Uso, em que são listados os “horários para não usar o dispositivo”. Há relatos de jovens que simplesmente não foram impactados pela funcionalidade. Por óbvio, eles não estão fazendo alarde sobre o caso, já que podem usar o iPhone, o iPad e outros aparelhos Apple por mais tempo.

A resposta da Apple

Um representante da Apple disse ao Wall Street Journal que a empresa está ciente da pane. “Nós levamos os relatos muito a série e estamos (e vamos continuar) produzindo atualizações para melhorar a situação”, declarou a pessoa.

O único jeito é aguardar. O cenário parece ser mais incerto nos Estados Unidos, onde os dispositivos da Apple são mais acessíveis e existe um hábito mais frequente de passar os iPhones para as crianças da família.

Com informações: Engadget, The Verge e Wall Street Journal

Receba mais sobre iPhone na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados