Câmera de 200 MP da Samsung será ideal para você tirar mais fotos de gatos

Para demonstrar sensor, Samsung imprime foto gigante de um gato após fazer a captura com uma câmera de 200 MP para celulares

Bruno Gall De Blasi
Por
Samsung usa sensor de 200 megapixels para celulares para tirar foto de gatos (Imagem: Divulgação/Samsung)
Samsung usa sensor de 200 megapixels para celulares para tirar foto de gatos (Imagem: Divulgação/Samsung)

Se você tem gatos em casa, aposto que o seu celular está cheio de fotos dos bichanos. E não é para menos: parece que as câmeras de smartphones foram feitas só para retratar as sonecas fofas a vida de quem não tem boletos para pagar. Enquanto isso, a Samsung decidiu imprimir uma foto gigante de um gato para testar os limites do seu sensor fotográfico de 200 megapixels para dispositivos móveis.

O experimento foi conduzido para demonstrar as possibilidades que o sensor da linha Isocell oferece. Durante os testes, a Samsung utilizou o componente de 200 megapixels para registrar uma imagem gigante do felino. Além disso, a equipe por trás da captura calculou diversas variáveis para fazer a foto em um ambiente instável.

“Eles até construíram um adaptador personalizado para permitir que eles conectem várias lentes de câmera DSLR a uma placa de teste”, destacaram no comunicado à imprensa. No fim das contas, o grupo que participou do experimento achou que era mais importante capturar a cena nas mesmas condições em que os usuários de smartphones estariam. E foi aí que tudo começou.

Sim, a Samsung pendurou uma foto gigante de um gato em um prédio (Imagem: Divulgação)
Sim, a Samsung pendurou uma foto gigante de um gato em um prédio (Imagem: Divulgação)

A primeira imagem foi registrada com uma placa de teste, momento em que o fotógrafo ajustou a composição pela tela. Nos passos seguintes, as configurações foram ajustados pelos engenheiros para otimizar a exposição e o foco. “Depois de observar os movimentos do gato, a equipe de filmagem usou métodos diferentes para tirar uma série de fotos”, afirmaram.

O resultado foi uma imagem cheia de detalhes e com uma resolução gigantesca. Não à toa, a Samsung imprimiu uma foto com 28 metros de largura e 22 metros de largura, que foi pendurada em um prédio. E a melhor parte: era um registro gigantesco de um gato com cara de que foi acordado do seu precioso cochilinho. 

Não é fofo? 😻

Afinal, para que 200 megapixels?!

A resolução das câmeras de celulares não para de subir. Para se ter uma ideia, o Galaxy S22 Ultra traz um sensor principal de 108 megapixels. Agora, as fabricantes já pensam no lançamento de um celular com câmera de 200 megapixels, como o esperado Motorola Frontier, que tende a trazer o sensor Isocell HP1.

O sensor da Samsung foi anunciado em setembro do ano passado. Na época, o componente chamou a atenção devido à resolução, mas o seu principal proveito para o mundo real se encontra na tecnologia que unifica dezesseis pixels de 0,64 μm em um de 2,56 μm. Essa solução permite que o celular capture imagens de 12,5 megapixels com mais detalhes e uma sensibilidade maior à luz.

Afinal, sejamos sinceros: eu amo os meus gatos, mas não quero fotos em arquivos gigantescos ocupando todo o armazenamento do celular – já basta o meu coração. E o mesmo já acontece com as câmeras de 108 megapixels, que também oferece a solução para unificar pixels do Isocell HP1. Ou seja, não se trata de um incremento na resolução, mas na iluminação e nível de detalhes da imagem em si.

Samsung Isocell HP1 é capaz de juntar dezesseis pixels em um de 2,56 μm (Imagem: Reprodução/Samsung)
Samsung Isocell HP1 é capaz de juntar dezesseis pixels em um de 2,56 μm (Imagem: Reprodução/Samsung)

Por outro lado, a não ser que a fabricante coloque uma trava, isto não significa que você não poderá tirar fotos de 200 MP. Kaeul Lee e Minhyuk Lee, ambos da equipe de soluções de sensores da Samsung, ressaltaram que o benefício final do componente é permitir capturas de imagem que pode ser ampliada e cortada sem comprometer a qualidade. Lendo isso, me lembrei imediatamente do antigo Lumia 1020

E parece que os resultados são satisfatórios neste primeiro. Durante o experimento, o fotógrafo Hyunjoong Kim disse que ficou surpreso com o grau de detalhamento ao ver a imagem bruta ampliada em 100%. “Naquele momento, eu sabia que quaisquer preconceitos que eu tinha anteriormente em relação à fotografia de smartphone estavam errados”, comentou.

Mas é importante lembrar que a câmera não é feita apenas pelo sensor. Outros elementos, como a lente, também são de extrema importância para determinar a qualidade das fotos. O processador de imagem (ISP) também participa dessa conta.

Com informações: Samsung Newsroom

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados