ChatGPT está preguiçoso? OpenAI decide se mexer após críticas na web

Ferramenta parou de dar respostas diretas para comandos simples, como escrever linhas de código. No Reddit, usuários dão dicas para contornar situação.

Thássius Veloso
Por
Inteligência artificial
Usuários dizem que ChatGPT está dando respostas mais curtas (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

E quando o robô manda a gente cumprir as nossas tarefas? É o que o ChatGPT está fazendo, segundo críticas publicadas na internet. A ferramenta de IA estaria mais “preguiçosa” do que nunca, levando a desenvolvedora do sistema a prometer checar o que está rolando. A OpenAI disse que vai realizar uma investigação.

Os fóruns do Reddit estão repletos de queixas sobre o ChatGPT. Por exemplo, um usuário pedia um determinado código. O GPT-4 antigo gerava imediatamente a resposta, enquanto o (supostamente) novo GPT-4 dá instruções para que a pessoa escreva seu próprio código.

Seria necessário, portanto, um passo adicional de instruir o ChatGPT a concluir a própria resposta. Os programadores e profissionais de TI parecem estar particularmente revoltados com essa mudança no motor de inteligência artificial.

ChatGPT (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
ChatGPT em uso (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Dicas de usuários

Os adeptos do Reddit trazem uma série de teorias para o ChatGPT preguiçoso dos tempos atuais. Há quem diga que a OpenAI está tentando economizar uns trocados com processamento computacional, levando o sistema a produzir respostas mais curtas.

Também há quem levante a hipótese de o GPT-4 evitar respostas antiéticas. Seria possível contornar a situação ao fornecer comandos mais específicos, de modo que o sistema não tente apresentar informações num formato demasiadamente simples.

Um usuário espertamente elaborou o seguinte comando personalizado: “Por favor, forneça respostas diretas seguidas de uma breve explicação. Elabore somente quando especificamente solicitado.” Fica a dica para os nossos leitores que também estão no ChatGPT.

OpenAI promete investigação

A OpenAI declarou numa rede social que não atualiza o modelo do GPT-4 desde 11 de novembro. Também afirmou que o funcionamento diferente “certamente não é intencional”. Diz a empresa que o comportamento da IA pode ser imprevisível e que está trabalhando para corrigi-lo.

Com informações: The Independent e Reddit

Receba mais sobre OpenAI na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados