Chrome vai ter IA que compara produtos mostrados em abas diferentes

Além de comparação de produtos gerada via IA, navegador Chrome para desktop está ganhando integração "turbinada" com Google Lens

Emerson Alecrim
Por
Chrome vai ter IA que compara produtos mostrados em abas diferentes (imagem: divulgação/Google)

O Google anunciou três novidades para o navegador Chrome para desktop baseadas em inteligência artificial (IA). Uma delas é uma função que analisa produtos exibidos em abas diferentes e mostra um comparativo entre todos eles. É um recurso que deve facilitar a pesquisa de preços.

Os demais anúncios sobre IA consistem na nova integração do Google Lens ao Chrome para desktop e um recurso que te ajuda a encontrar uma página já visitada no navegador.

Comparador de produtos em abas

A função que compara abas é o recurso mais inusitado do anúncio. A novidade utiliza IA generativa para extrair os dados do produto exibido em cada página para então resumir tudo em uma tabela comparativa.

Isso é útil para quando você precisa comparar características de produtos similares, bem como os preços antes de tomar a decisão de compra. A tabela resultante exibe as imagens de cada item no topo e as principais características nas linhas logo abaixo.

Ao Verge, o Google informou que o comparativo é limitado a dez itens, pois um número superior prejudica a exibição dos dados. Já a disposição das informações exibidas dependerá do tipo de produto.

“Tentaremos identificar automaticamente os atributos mais relevantes dependendo da categoria do produto”, disse Joshua Cruz, representante do Google.

Comparativo de produtos no Chrome gerado por IA (imagem: divulgação/Google)
Comparativo de produtos no Chrome gerado por IA (imagem: divulgação/Google)

Como o comparativo é gerado por IA com base em páginas diferentes entre si, fica a dúvida se os resultados apresentados serão consistentes. Só usando o recurso para termos certeza. A novidade será liberada nas próximas semanas para usuários nos Estados Unidos.

Presumivelmente, a liberação para mais países e idiomas diferentes do inglês virá depois de ajustes baseados nesta fase inicial. O comparativo funcionará apenas para produtos, mas o Google tem planos de expandir a ferramenta para mais opções, como pacotes de viagem.

Google Lens “turbinado” no Chrome

Outra atualização envolvendo IA envolve a integração do Google Lens ao Chrome. A ideia é a de você usar o recurso no navegador para desktop com um nível de praticidade similar ao disponível em celulares. O próprio Google explica:

Com a nova atualização do Chrome a ser lançada nos próximos dias, estamos trazendo os mesmos recursos do Google Lens diretamente para o seu navegador de desktop. Com isso, você poderá selecionar, pesquisar e fazer perguntas facilmente sobre qualquer assunto que encontrar na web, sem sair da sua aba atual.

Para tanto, basta arrastar o ícone do Google Lens na barra de endereços do Chrome para qualquer coisa na página atual que você queira pesquisar. Resultados visuais ou textuais correspondentes serão apresentados na sequência.

Por exemplo, se você quiser saber mais detalhes sobre uma planta que aparece em uma foto, basta arrastar o ícone do Google Lens sobre ela.

Encontre aquela página

Talvez você já tenha passado pela situação de ter acessado uma página e, dias depois, não conseguir mais encontrá-la. Outra função de IA generativa que o Chrome está recebendo te ajudará com essa tarefa.

De acordo com o Google, você só precisará abrir a área de histórico de navegação e digitar algo como “qual era aquela sorveteria que eu vi na semana passada?”. O Chrome exibirá uma lista de páginas com resultados correspondentes.

Busca baseada em IA no histórico do Chrome (imagem: divulgação/Google)
Busca baseada em IA no histórico do Chrome (imagem: divulgação/Google)

Essa função também será liberada no Chrome para desktop nos próximos dias, novamente para usuários nos Estados Unidos.

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.