Claro Pay está fora do ar há dois dias e usuários ficam com dinheiro preso

Com app travado, cliente do Claro Pay fica sem conseguir fazer Pix e retirar dinheiro; retorno da plataforma está previsto para quinta-feira (24)

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 6 meses
Claro Pay é a nova conta digital da Claro (Imagem: Lucas Braga/Tecnoblog)
Claro Pay é a conta digital da Claro (Imagem: Lucas Braga/Tecnoblog)

Usuários do Claro Pay estão vivendo um pesadelo: o acesso à conta digital da operadora está fora do ar desde segunda-feira (22), impossibilitando o uso do saldo para pagamentos e saques. O serviço atraiu vários interessados com a promessa de rendimento a 120% do CDI e recargas em dobro no pré-pago.

O leitor Vinícius Videira entrou o contato com o Tecnoblog e deu seu relato:

“O aplicativo Claro Pay está fora do ar há dois dias, sem previsão de retorno. A Claro está retendo os valores dos clientes que não conseguem movimentar a conta, e o atendimento via e-mail não responde às solicitações.”

Eu tentei usar o serviço por aqui, e não tive sucesso para acessar a conta do Claro Pay tanto no iPhone como no Android:

  • o processo de login até avança para a autenticação biométrica, mas nada acontece — nem mesmo uma mensagem de erro é exibida;
  • não é possível sequer recuperar a senha, pois é exibida uma mensagem de erro informando que “houve uma falha na tentativa de envio”;
  • também não é possível criar uma nova conta: ao informar um número de CPF, o botão de avançar para o próximo passo não fica disponível.

Como o Claro Pay não possui cartão de crédito ou débito, quem tem saldo em conta fica impossibilitado de usar o dinheiro. A conta digital até permite saques em espécie nos caixas eletrônicos do Banco24Horas, mas a validação depende do funcionamento do app para smartphone.

No site ReclameAqui existem há vários relatos recentes de usuários que não conseguem acessar o Claro Pay. Veja alguns exemplos:

Minha conta na Claro pay não abre de jeito nenhum e todo meu dinheiro está lá. Já tentei contato por email, telefone e rede social e não respondem nem dão nenhuma resolução, minhas contas já venceram e não tenho como pagar.

Estou há várias horas, tentando acessar a minha conta da Claro Pay e não consigo. Já liguei e ninguém atende e mandei e-mail e nada de respostas.

Estou com meu dinheiro retido neste péssimo aplicativo que não funciona, não loga e não faz nada, precisando urgente do dinheiro, foi a pior coisa que fiz. 

Claro Pay só deve retornar na quinta-feira (25)

No Twitter, o perfil oficial da Claro enviou uma resposta não muito agradável para um usuário que reclamou sobre o Claro Pay. A operadora alega fazer manutenções no app, e por isso está fora do ar “por tempo indeterminado”:

O Tecnoblog entrou em contato com a assessoria de imprensa da Claro para entender o que aconteceu com o Claro Pay.

A reportagem também questionou se a Claro possui alguma previsão de restabelecimento do Claro Pay, se a empresa irá arcar com eventuais multas e juros de faturas dos usuários e se houve alguma comunicação sobre a indisponibilidade dos serviços bancários aos órgãos competentes, como Banco Central.

Atualização às 17h39 – a Claro enviou o seguinte posicionamento:

“A Claro Pay informa que a instabilidade apresentada em seu sistema gerou indisponibilidade temporária de acesso ao app. As equipes técnicas estão resolvendo o problema e o retorno gradativo está previsto para o final desta quinta-feira, 25/08.

Como parte de um dos maiores grupos econômicos do mundo, com reconhecida solidez financeira, a Claro Pay reforça que sua plataforma é totalmente segura e que a indisponibilidade não afeta a proteção conferida ao dinheiro de seus clientes. Os saldos continuam recebendo os bônus diários normalmente, conforme regras da Conta Turbinada.”

Claro Pay teve problemas com Pix não autorizado

A indisponibilidade do acesso ao aplicativo não é o primeiro grande problema do Claro Pay. Em julho de 2022, diversos clientes do banco digital reclamaram sobre transações via Pix feitas sem autorização, com relatos de furtos que zeraram todo o saldo em conta.

Na época, a Claro informou apurar os relatos de transferências indevidas, e que os casos estavam em tratativa pelos canais de atendimento.

Receba mais sobre Pix na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados