Combate a sites e links de pirataria cresce 189% no Brasil em 2021
Associação brasileira de empresas de software afirma que derrubou quase 60 mil links, anúncios e sites ligados à pirataria no 1º semestre de 2021
Associação brasileira de empresas de software afirma que derrubou quase 60 mil links, anúncios e sites ligados à pirataria no 1º semestre de 2021
O combate à pirataria digital vem se intensificando em 2021. De um lado, a Polícia Federal pôs em prática a Operação 404, que combate serviços de IPTV que transmitem conteúdo ilegalmente — ela já está em sua terceira fase de inquérito. Por outro, as operadoras Claro, TIM e Vivo suspenderam o domínio do gênero mais famoso: o Pirate Bay. Agora, a Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) afirma que baniu quase o triplo de sites de conteúdo ilegal.
Em comunicado enviado ao Tecnoblog nesta segunda-feira (16), a ABES diz que derrubou, no primeiro semestre de 2021, cerca de 60 mil links, anúncios e sites que forneciam acesso a conteúdo que violam o Direito Autoral e a Propriedade Intelectual. Desde o início do monitoramento, há 16 anos, foram banidos no total mais de 800 mil materiais piratas.
Dessas suspensões efetuadas pela associação, 58 mil são de links com conteúdo pirata; mais de 1,5 mil anúncios promovendo pirataria foram derrubados, junto com 62 domínios ilegais. No total, isso sinaliza um aumento de 189% nos banimentos de sites piratas em relação ao ano passado — quase o triplo no crescimento no combate à pirataria da ABES.
Carolina Marzano, diretora de compliance e assessora assessora de comitês da ABES enfatizou que o foco da associação em suspender links está ligado sucesso de parcerias com sites de leilão:
“Nos últimos anos constatamos que os sites de leilão têm investido bastante em ações e parcerias eficientes contra a pirataria, por isso, decidimos focar mais na remoção de links hospedados na internet, que possuem grande impacto na pirataria como um todo.”
Um dos principais canais de monitoramento da associação de softwares é o e-commerce: a ABES tem uma parceria — o Programa de Proteção à Propriedade Intelectual (PPPI) — com o Mercado Livre para avisar sites de varejo digital e provedores de acesso sobre links e anúncios que levam a sites piratas, mas que também podem resultar em infecções do dispositivo por malwares. Consumidores que acessam esses domínios podem ficar expostos ao sequestro de dados e a vírus, alerta a ABES
A ABES representa mais de 2 mil empresas brasileiras de software que correspondem por 85% do faturamento no mercado de programas de computador e serviços no Brasil — em 2020, companhias que fazem parte da associação tiveram receita bruta de R$ 80 bilhões.
Leia | O que é pirataria digital?