Compra da Activision pela Microsoft deve ser aprovada na Europa
Proposta da Microsoft de licenciar jogos para concorrentes foi bem-vista pela Comissão Europeia; reguladores decidirão sobre a compra no próximo mês
Proposta da Microsoft de licenciar jogos para concorrentes foi bem-vista pela Comissão Europeia; reguladores decidirão sobre a compra no próximo mês
Os ventos do atlântico trazem boas notícias para a Microsoft. Ou melhor, a Reuters traz a boa nova. De acordo com a agência, a Comissão Europeia (CE) “provavelmente” aprovará a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft.
O “humor” da Comissão Europeia, órgão ligado à União Europeia, melhorou depois que a Microsoft anunciou o licenciamento de jogos da Activision para as concorrentes. Nas últimas semanas, a dona do Xbox anunciou uma parceria de 10 anos com a Nintendo e com a Nvidia —com a mesma duração. Os jogos da Activision Blizzard serão portados para os consoles da Nintendo, enquanto jogos do Xbox serão liberados no streaming de jogos GeForce Now.
Se a CE realmente aprovar a compra da Activision Blizzard após essas parcerias, a Microsoft ficará mais longe de um dos piores cenários: a venda de diferentes divisões da sua “futura” subsidiária. Claro, ainda estamos falando de uma etapa da compra — Estados Unidos e Reino Unido continuam como as pedras no sapato.
Porém, a Microsoft não quer pagar US$ 69 bilhões na empresa e ser obrigado a vender, por exemplo, a franquia Call of Duty. A aprovação na UE seria um alívio momentâneo e ajudaria a fortalecer o seu argumento nos EUA e Reino Unido.
A Autoridade de Competição e Mercado (CMA), órgão regular britânico, já publicou um relatório sobre a aquisição. A CMA vê que uma maneira de evitar uma competição injusta entre Microsoft e Sony é a venda da franquia de tiro. Inclusive, a Microsoft fez a mesma proposta para a Sony. A rival japonesa ainda não tomou assinou a parceria.
A Comissão Europeia votará sobre a aquisição no dia 25 de abril. Nvidia e Nintendo entram como aliadas após a aprovação da parceria.