CS:GO encerra Prime gratuito e recebe modo competitivo não ranqueado

Valve diz que acesso grátis ao Prime "incentiva pessoas mal-intencionadas a prejudicarem a experiência" de jogadores de CS:GO

Murilo Tunholi
• Atualizado há 3 anos e 1 mês
Counter-Strike: Global Offensive (Imagem: Divulgação/Valve)
Counter-Strike: Global Offensive (Imagem: Divulgação/Valve)

Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) removeu, na atualização de ontem (3), os benefícios do Prime adquiridos gratuitamente pelos jogadores. A partir de agora, a única forma de entrar em partidas ranqueadas, subir de patente, ganhar experiência e dropar itens em CS:GO é comprando o Prime no Steam. Além disso, a Valve incluiu um novo modo competitivo sem ranks, baseado apenas no nível de habilidade das pessoas.

Desde que se tornou grátis para jogar, em dezembro de 2018, CS:GO incluiu o sistema de Prime para garantir benefícios aos usuários que pagaram pelo game, como matchmaking exclusivo e prêmios únicos. Porém, a Valve oferecia o status de Prime gratuitamente a todos os usuários que chegassem à patente de nível 21 (Tenente).

No blog oficial de CS:GO, a desenvolvedora disse ter encerrado a gratuidade para evitar a entrada de usuários trapaceiros em partidas exclusivas para membros do Prime. A ideia é separar os veteranos das contas novas criadas por jogadores banidos.

“Infelizmente, com o tempo, os benefícios do Prime se tornaram incentivos para que pessoas mal-intencionadas prejudicassem a experiência de novos jogadores e veteranos. Por isso, hoje estamos revisando a oferta para os novatos”, explicou a Valve.

O problema é que a mudança também afeta novos jogadores de CS:GO que não usam hacks. A partir de agora, para ter os benefícios do Prime é obrigatório pagar R$ 83,99. Os não pagantes ainda podem entrar em todos os modos de jogo, servidores da comunidade e mapas da oficina, mas não conseguem ganhar experiência, ranks, patentes e drops.

A Valve ainda informou que quem comprar o Prime nas próximas duas semanas — ainda sem uma data final definida — terá as patentes e o progresso de experiência transferidos completamente. Caso contrário, o jogador voltará ao nível mais baixo e vai precisar subir todos os ranks novamente quando se tornar membro.

Valve inclui Matchmaking Não Ranqueado em CS:GO
Os jogadores que não são membros do Prime não podem mais escalar até o nível Global em CS:GO, porém ainda é possível entrar em partidas competitivas sem rank. Na atualização, a Valve incluiu o Matchmaking Não Ranqueado, um modo em que os usuários são classificados pelo nível de habilidade em vez da patente.

Essa fila especial funciona nos modos Competitivo, Braço Direito (Wingman) e Danger Zone. Os jogadores Prime também podem entrar em partidas não ranqueadas, nas quais os ranks não são afetados e não há restrições de patentes no lobby.

Leia | O que é patente no Free Fire e como subir de nível

Com informações: Dot Esports, CS:GO Blog.

Relacionados

Escrito por

Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.