Disney revela “piso esteira” para explorar ambientes em realidade virtual

Batizado de HoloTide, acessório permite que a pessoa ande livremente por cenários virtuais usando headsets de realidade virtual

Lupa Charleaux

A Disney apresentou um curioso acessório que ajudará a explorar realmente o mundo em realidade virtual: o HoloTile. O dispositivo é um “piso móvel” composto por blocos circulares individuais que podem mudar de direção para simular uma caminhada sem sair do lugar.

O blog da gigante do entretenimento diz que o equipamento é o “primeiro piso esteira multipessoal, modular e expansível do mundo”. Ele promete uma experiência VR em que a pessoa pode andar livremente por cenários virtuais usando headsets sem sair da superfície que se move ou ter o risco de colidir com objetos.

O HoloTile foi desenvolvido por Lanny Smoot, engenheiro que atua há mais de 25 anos na Walt Disney Imagineering Research & Development. Com mais de 100 patentes no currículo, ele ajudou a criar os efeitos especiais de várias atrações dos parques da Disney.

O inventor cita que o “piso esteira” pode ser usado simultaneamente por diversas pessoas para explorar cenários em ambientes virtuais, sem que elas se esbarrem. Por exemplo, o vídeo de divulgação mostra Smoot e outra pessoa testando o protótipo do equipamento com o Meta Quest Pro e caminhando em diferentes direções.

O HoloTile também terá aplicações para palcos de teatros. O piso móvel permitirá que os artistas se movam ou dancem de novas formas mais criativas, enquanto a estrutura e adereços também podem se mover para criar ambientes mais ricos.

Homem idoso em cima do piso móvel HoloTile com o logo da Disney Research ao fundo
Lanny Smoot, inventor do HoloTile, trabalha há mais de 25 anos na criação de efeitos especiais das atrações dos parques da Disney (Imagem: Disney/Divulgação)

Novidade, mas nem tanto

Conforme o site Road to VR, o HoloTile não é a primeira esteira omnidirecional do mundo. Já foram desenvolvidos diversos modelos de “piso móvel” no passado, mas eram produtos complexos e caros demais para chegarem ao grande público.

Em muitos casos, os acessórios tinham dificuldade de replicar uma caminhada normal. Isso obrigava as pessoas a darem passos menores em vez de agir de forma mais natural e fluida ao andar no “piso esteira”.

A expectativa é que o HoloTile permita que os usuários realizem movimentos de forma mais natural ao caminhar. Seja interagindo com o equipamento em um dos parques da Disney ou, futuramente, como um acessório doméstico para expandir a experiência VR.

Com informações: Walt Disney Company e Road to VR

Relacionados

Escrito por

Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).