Está mais difícil instalar o Windows 11 sem informar uma conta Microsoft

Compilações mais recentes do Windows 11 tornam quase impossível instalar o sistema operacional sem uma conta Microsoft ser informada

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 semana
Windows 11
Está mais difícil instalar o Windows 11 sem informar uma conta Microsoft (imagem: Guilherme Reis/Tecnoblog)

Durante a instalação do Windows 11, uma das etapas do procedimento exige que você informe uma conta Microsoft para fazer login no sistema operacional. Por padrão, o instalador não permite pular essa etapa, o que leva muita gente a escapar dessa exigência informando o e-mail de uma conta banida. Mas isso não funciona mais.

Para muitos usuários, não faz sentido logar no Windows 11 usando uma conta Microsoft, sincronizada com as nuvens, afinal, o sistema operacional funciona perfeitamente se não houver acesso à internet. No entanto, a companhia trata essa informação como requisito essencial.

Tão essencial que Zac Bowden, do site Windows Central, notou que as compilações mais recentes do Windows 11 não têm permitido que o usuário informe um endereço de e-mail banido para escapar da obrigação de criar ou inserir uma conta Microsoft. Esse truque funcionava até um passado recente.

Agora, quando o usuário informa um e-mail inválido, isto é, não associado a uma conta Microsoft ou pertencente a uma conta banida, o instalador do sistema exibe uma mensagem de erro e pede que o usuário tente outra vez. O procedimento não avança enquanto os dados verdadeiros de uma conta Microsoft não forem informados.

Existe uma saída

Ainda é possível instalar o Windows 11 sem informar uma conta Microsoft, embora os meios para isso não sejam exatamente triviais. O ExtremeTech informa que o jeito mais prático consiste em pressionar as telas Shift + F10 na tela em que o instalador pede conexão à internet.

Um prompt surgirá. Nele, é necessário informar o comando oobe/bypassnro e reiniciar o computador. Depois da reinicialização, deve-se abrir um prompt novamente e digitar ipconfig /release. Esse comando permitirá que você escolha a opção “Não tenho internet” ou equivalente durante a instalação do Windows 11.

Em seguida, será possível continuar a configuração do sistema operacional sem informar uma conta Microsoft válida. Ao término, basta abrir outro prompt e digitar ipconfig /renew para reativar as configurações de acesso à internet.

No X/Twitter, Bowden confirmou que esse truque funciona. Só não se sabe até quando.

O uso do Windows 11 integrado a uma conta Microsoft permite que os dados do usuário sejam sincronizados com o OneDrive ou o Copilot, por exemplo. Mas, para quem não usa esses serviços, a exigência da conta chega a ser irritante. Até Elon Musk já reclamou sobre isso para Satya Nadella.

Relacionados