Facebook confirma instabilidade no WhatsApp e Instagram nesta quarta-feira

Facebook culpa "falha de rede" por instabilidade no Instagram, Messenger, WhatsApp e WhatsApp Business

Felipe Ventura
• Atualizado há 2 anos e 10 meses
WhatsApp / Facebook / Pixabay

O Facebook culpou uma “falha de rede” para a instabilidade que afetou sua família de apps, incluindo o Instagram, Messenger, WhatsApp e WhatsApp Business. Usuários não conseguiam fazer login, visualizar posts do feed, enviar mensagens e acessar Stories. A empresa diz que o problema está quase resolvido.

“Uma falha de rede causou problemas para algumas pessoas ao acessarem a família de aplicativos do Facebook – nós investigamos e quase resolvemos o problema”, diz a empresa em seu perfil oficial no Twitter. “Lamentamos o inconveniente.”

No site DownDetector, os relatos de que o Facebook caiu foram mais frequentes na Europa. Enquanto isso, usuários do Instagram nos EUA parecem ter sido mais afetados pelo problema de rede.

A falha nos aplicativos atingiu também o Brasil. “Não está atualizando nem feed, nem Direct”, diz um usuário sobre o Instagram. “Não consigo postar fotos”, relata outro.

Instagram no DownDetector

No Brasil, o WhatsApp “não carrega status nem comentários”, conta um usuário. Enquanto isso, o WhatsApp Business impede o acesso e não exibe dados salvos no aplicativo: “perdi toda minha configuração de loja como endereço, horários e o principal meu catálogo com mais de 50 produtos cadastrados manualmente”, diz um dos relatos.

WhatsApp, Instagram e Facebook instáveis em 2019

Em março, o Facebook, WhatsApp e Instagram ficaram fora do ar devido a uma falha nos servidores; alguns usuários ainda tinham problemas de acesso no dia seguinte. E em julho, os serviços passaram por mais outra instabilidade que demorou várias horas até ser resolvida.

Parece que isso vai ocorrer mais vezes à medida que Facebook, Instagram e WhatsApp são unificados em uma mesma infraestrutura para envio de mensagens criptografadas.

Relacionados

Escrito por

Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.