Falha na Microsoft deixa Copilot fora do ar e afeta Bing, ChatGPT e DuckDuckGo
Copilot e serviços que dependem de resultados do Bing, como DuckDuckGo e busca do ChatGPT, pararam de funcionar durante cinco horas
Copilot e serviços que dependem de resultados do Bing, como DuckDuckGo e busca do ChatGPT, pararam de funcionar durante cinco horas
Vários serviços que usam o buscador Bing e os serviços de inteligência artificial da Microsoft tiveram problemas na manhã desta quinta-feira (23). O chatbot Copilot ficou fora do ar na web e nos apps para desktop e mobile. Enquanto isso, DuckDuckGo e a busca do ChatGPT (que usam resultados de busca do Bing) deixaram de funcionar por algumas horas.
Nos testes do Tecnoblog, o chatbot Copilot na web não podia ser acessado — ele redirecionava para uma página que mostra apenas o logo do Bing e uma caixa de pesquisa, sem funcionar. Na barra lateral do navegador Edge, o chatbot ficava travado em uma tela de carregamento, sem sair disso.
Já o DuckDuckGo não retornava resultados de pesquisa, apenas uma mensagem de erro. O Bing funcionava, mas as respostas geradas por IA demoravam entre 20 e 30 segundos, muito mais que o normal.
Segundo relatos, o Copilot para Windows e para smartphone ficaram indisponíveis, e a busca web do ChatGPT Plus parou de funcionar. As primeiras publicações em redes sociais sobre estes problemas surgiram por volta das 5h (horário de Brasília) da quinta (23), o que indica que foram são cerca de cinco horas com indisponibilidade nos serviços.
Os gráficos do site DownDetector mostram um grande volume de relatos de problemas no DuckDuckGo e no Bing.
O TechCrunch especula que o problema esteja em alguma API do Bing, já que vários serviços que dependem do buscador estão enfrentando dificuldades.
Às 5h46, a conta do Microsoft 365 no X (antigo Twitter) informou estar investigando um problema que impede os usuários de acessar o Copilot. “Estamos trabalhando para isolar a causa da falha”, escreveu o perfil. A suíte de aplicativos de escritório Microsoft 365 é um dos muitos lugares onde a empresa colocou seu assistente de IA.
Por outro lado, o painel de integridade dos serviços da Microsoft, que informa instabilidades e quedas, dizia estar tudo normal.
Com informações: Bleeping Computer, TechCrunch
Atualizado às 11h05, após os serviços voltarem a funcionar