Galaxy S22 brasileiro deve trazer Snapdragon 8 Gen 1; Exynos 2200 é adiado

Anatel homologou variante do Galaxy S22 que deve ser comercializada com o chip da Qualcomm no lugar do esperado Exynos 2200

Bruno Gall De Blasi
Por
Suposto Galaxy S22 (Imagem: Reprodução/LetsGoDigital)

Galaxy S22 e o S22 Ultra foram homologados no Brasil recentemente. Mas, ao contrário do que é esperado, é possível que os futuros celulares da Samsung sejam revelados no mercado nacional com o Snapdragon 8 Gen 1. Além disso, a marca sul-coreana adiou o lançamento do seu novo processador Exynos 2200 mais uma vez.

Os dois smartphones já receberam o sinal verde da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). No caso do Galaxy S22, a Anatel homologou o celular de modelo SM-S901E/DS em 5 de janeiro. Já a edição Ultra foi aprovada pela entidade brasileira nesta segunda-feira (10) sob o código SM-S908E/DS.

Mas, ao contrário do que era esperado, é possível que as lojas do Brasil recebam as variantes que seriam levadas à África e Ásia, as mesmas que foram certificadas pela Anatel. Segundo um artigo do GalaxyClub, há grandes chances de os modelos com o código terminado em “E” serem lançados com chip Snapdragon. O mesmo acontece com as variantes “SM-S90xU”, que seriam destinadas aos Estados Unidos.

Mas o chip Exynos não vai ficar de fora dos celulares. O componente seria levado, por exemplo, à Coreia do Sul em telefones com os modelos SM-S901N, SM-S906N e SM-S908N. Na Europa e outras regiões, é esperado que as edições SM-S901B, SM-S906B e SM-S908B sejam anunciadas com o chip da marca sul-coreana.

Vale lembrar que esta não é a primeira vez que os celulares da linha seriam lançados no Brasil com Snapdragon. Em 2018, a Samsung revelou o Galaxy S9 com o Snapdragon 845. Os brasileiros também receberam a edição do Galaxy S20 FE com o processador da Qualcomm alguns meses após a estreia nacional. Porém, nos lançamentos desde o Galaxy S10, a companhia vem se concentrando no Exynos.

Imagem de divulgação do Galaxy S22 Ultra vaza no Twitter (Imagem: Reprodução/Evan Blass)
Imagem de divulgação do Galaxy S22 Ultra vaza no Twitter (Imagem: Reprodução/Evan Blass)

Samsung adia estreia do Exynos 2200 para Galaxy S22

O Exynos 2200, cujo nome ainda não foi confirmado, pode ser o futuro processador da marca sul-coreana. A principal expectativa para o chip gira em torno dos gráficos com a arquitetura RDNA 2, como foi anunciado pela CEO da AMD, Lisa Su, em maio. A Samsung, porém, adiou o lançamento do componente mais uma vez.

A estreia do chip é aguardada desde o ano passado. Pelo Instagram, a companhia fez uma publicação no perfil @samsungexynos para anunciar que “tudo muda em 19 de novembro de 2021” e que foi excluída tempos depois. Mais tarde, em 30 de dezembro, a marca usou o Twitter para anunciar uma outra data:

“#PlayTimeIsOver. O mercado de jogos está prestes a ficar sério. Fique atento ao próximo Exynos com nova GPU nascida do RDNA 2. 11 de janeiro de 2022.”

Apesar disso, o tweet do perfil @SamsungExynos também foi excluído. E não para por aí: até o teaser publicado no YouTube que trazia a mesma data e também dava a entender que um novo processador Exynos seria revelado foi removido da plataforma. No fim das contas, o processador não foi anunciado nesta terça-feira (11).

“Estamos planejando revelar o novo processador no momento do lançamento de um novo smartphone Samsung”, disse um funcionário da Samsung. O representante também acrescentou que “não há problemas com a produção e o desempenho do AP”, uma reação aos rumores de que o atraso no lançamento do chip estaria relacionado à escassez de semicondutores.

A decisão, obviamente, deu o que falar. Houve até especulações de que a Samsung iria lançar a linha Galaxy S22 somente com o processador Snapdragon 8 Gen 1. Mas não deixemos as emoções tomarem conta da gente, pois a companhia afirmou ao SamMobile nesta quarta-feira (12) que o lançamento do chip está de pé.

Possivelmente, a afirmação do funcionário da marca sul-coreana tem relação com a estreia do Galaxy S22, que deve ser anunciado globalmente em fevereiro.

Com informações: Android PoliceArs TechnicaGalaxyClub e SamMobile

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados