Galaxy S26 Ultra pode herdar tecnologia de tela dos dobráveis da Samsung

Rumores indicam adoção da tecnologia CoE em smartphones topo de linha da Samsung, trazendo melhorias em brilho, eficiência energética e menor espessura

Lucas Braga
• Atualizado hoje às 18:13
Resumo
  • O Samsung Galaxy S26 Ultra pode ter a tela OLED atualizada com a tecnologia CoE, segundo rumores.
  • A CoE substitui polarizadores com filtros de cor, criando telas mais finas e com menos consumo de energia.
  • A Samsung já aplicou a tecnologia no Galaxy Z Fold, lançado em 2021, e manteve nos modelos dobráveis subsequentes.

O Galaxy S25 ainda nem foi oficialmente lançado, mas já temos pistas sobre o seu sucessor, que deve chegar em 2026. Rumores apontam que o Galaxy S26 Ultra pode ter a tela de OLED atualizada com tecnologia CoE, atualmente disponível em modelos dobráveis da Samsung.

As informações foram divulgadas pelo site coreano The Elec. A tecnologia CoE (Color-filter-on-Encapsulation) adiciona uma camada de encapsulamento nos pixels de OLED, substituindo as placas polarizadoras existentes por filtros de cor. A camada PDL (Pixel Define Layer), originalmente laranja, também é trocada por uma inteiramente preta.

Graças ao CoE, é possível fazer uma tela ainda mais fina, melhorando a transmissão de luz e reduzindo o consumo de energia. Com isso, as telas conseguem maior brilho em comparação com os painéis OLED tradicionais. O uso do PDL preto previne reflexos de luz dentro do painel, aumentando a fidelidade das cores exibidas.

CoE já está presente no Galaxy Z Fold

A tecnologia CoE nas telas OLED não é exatamente nova. Essa solução foi adotada pela Samsung desde o Galaxy Z Fold 3, lançado em 2021, e permaneceu nos lançamentos posteriores de dobráveis da empresa sul-coreana, incluindo o Z Fold 6.

Ao levar a tecnologia CoE para o flagship da linha Galaxy S, a Samsung amplia os esforços na redução do consumo de energia do smartphone, o que pode resultar em uma melhor autonomia. A redução na espessura do display pode dar espaço para baterias maiores, caso a fabricante não resolva deixar o smartphone mais fino.

A notícia do The Elec aponta as telas de OLED com CoE no Galaxy S26 Ultra, modelo maior e mais caro. Fica a dúvida se essa tecnologia também será implementada nos demais modelos da linha S26, incluindo a versão base e S26 Plus.

Com informações de Android Authority

Relacionados

Escrito por

Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.