Gboard, teclado do Google, testa escrita inteligente no WhatsApp

O novo recurso de escrita inteligente do Gboard pode ser utilizado em apps como WhatsApp, Telegram e até mesmo o Mensagens do Google

André Fogaça
• Atualizado há 3 anos e 1 mês
gboard teclado google tecnoblog app

O Google começou a testar a escrita inteligente em seu teclado para Android, o Gboard. O recurso é basicamente o mesmo que já existe no Gmail e pretende agilizar a escrita ao sugerir palavras, que podem ou não fazer parte da frase que será enviada em apps focados em mensagens instantâneas como o WhatsApp.

A funcionalidade começou a aparecer para alguns usuários que estão com a versão beta do Gboard, que faz parte da versão 9.5.12.317844448 do teclado do gigante das buscas. Ela funciona exatamente como já existe lá no serviço de e-mails do Google, isso significa que basta começar a digitar a frase que você quer enviar e sugestões de palavras vão aparecendo na frente.

Arrastar o dedo para a direita no teclado aceita a sugestão, mas você pode continuar digitando para que outras propostas apareçam no lugar da anterior. Por aqui eu não consegui abrir a escrita inteligente do Gboard em nenhum dos aparelhos Android, seja com Android 9 ou 10 e ambos estão com o teclado instalado em sua versão de testes mais recente.

Alguns relatos de usuários que receberam a novidade falam que o recurso pode ser utilizado em vários apps, mas focados em mensagens instantâneas e não em editores de texto. Exemplos onde a escrita inteligente apareceu são o WhatsApp, Telegram e até mesmo o aplicativo Mensagens do Google, que pode ser o padrão para SMS e suporta RCS, além de MMS até mesmo no Brasil.

Para entrar no programa de testes do Gboard, basta clicar neste link e aceitar os termos. E ai, você conseguiu?

Com informações: 9to5Google.

Leia | Como traduzir mensagens no WhatsApp? Saiba escrever com tradução em tempo real no mensageiro

Relacionados

Escrito por

André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.