Globoplay migra para Google Cloud e promete streaming mais fluido
Globo promete um Globoplay mais estável e fluido; donos de Android TV terão ainda uma melhor experiência, promete a empresa
A Globo anunciou nesta quarta-feira (7) a migração de todo o seu centro de dados para a nuvem pública do Google Cloud. Com a parceria de longo prazo, a empresa promete aprimorar a estabilidade do Globoplay, entregando melhor fluidez e integração com o Android TV. Além do streaming, o grupo está levando outras plataformas para o Cloud, até mesmo alguns canais Globo.
Com o novo investimento, o Grupo Globo fala agora em ter eficiência econômica, possibilidade de ampliar as inovações e espera acelerar as transformações digitais da empresa nos próximos anos. Isso também significa um streaming com melhor estabilidade. Vale lembrar que o Globoplay vem sofrendo críticas durante a exibição do BBB por não aguentar o tráfego e apresentar erros constantes. Raymundo Barros, diretor de Estratégia e Tecnologia da Globo, afirma que a próxima edição do reality show terá menos gargalo.
Além do Globoplay, outras plataformas da Globo estão migrando para o Google Cloud, são elas: G1, GE, GShow, Cartola e outras. Ao Tecnoblog, Raymundo Barros explica que alguns canais também serão migrados. Neste primeiro momento, apenas aqueles com mais conteúdo gravado, tais como Gloob, Viva, Off e GNT, bem como todo o acervo da TV.
Ao avançar em sua estratégia baseada em dados, a Globo amplia as possibilidades, como, por exemplo, otimizar as recomendações personalizadas em tempo real ao seu público. Para incorporar IA no desenvolvimento de soluções e no processo de inovação da Globo, o Google Cloud irá acelerar o treinamento das equipes da empresa com conhecimento avançado de machine learning.
Globo em comunicado
Globoplay terá melhor integração no Android TV
Raymundo também promete uma melhor comunicação do Globoplay nas TVs com Android TV. A Globo fala em “integração customizada” que converge TV mais internet. O objetivo é entregar uma experiência mais personalizada para quem deseja acompanhar a programação da TV Globo. Por exemplo, ao terminar o BBB na televisão, o telespectador pode ter outras interações com o programa na Smart TV.
De acordo com as companhias, o aplicativo do Globoplay ficará mais integrado ao sistema, o que contribui para uma experiência mais fluida. A Globo diz que terá outros projetos através da parceria, como a criação de outros canais sob demanda. A empresa não revelou o valor do investimento.