Gmail começa a mostrar mais anúncios, até no meio da lista de e-mails
Reclamações surgiram nos primeiros dias de maio, afirmando que e-mails de publicidade começaram a aparecer em demasia e em mais categorias
Reclamações surgiram nos primeiros dias de maio, afirmando que e-mails de publicidade começaram a aparecer em demasia e em mais categorias
O Gmail começou a aumentar a quantidade de propagandas dentro da caixa de entrada dos usuários. Os anúncios já fazem parte do aplicativo há bastante tempo, com uma aba de “Promoções” logo abaixo da seção “Principal” de mensagens. Contudo, relatos surgiram de que agora esse tipo de e-mail também está aparecendo na categoria “Atualizações”.
Na primeira semana de maio, diversas postagens nas redes sociais apontaram que a novidade chegou sem fazer alarde. A maioria dos casos ocorreu na versão para dispositivos móveis do aplicativo, com e-mails de anúncios surgindo especialmente para quem faz uso do recurso de categorias.
Além disso, há relatos de que muitas das mensagens de propaganda estão marcando presença no meio das listas. Antes, elas apareciam no topo, ajudando a pessoa diferenciá-las e, até mesmo, ignorá-las.
Por outro lado, isso não parece estar ocorrendo com todos os usuários do Gmail. Eu mesmo não vi nenhuma publicidade fora da categoria de “Promoções”. Isso quer dizer que o Google pode estar testando a novidade ou que ela está chegando aos poucos. Seja como for, vale prestar atenção para quando essa atualização começar a dar as caras por aqui.
As muitas reclamações surgiram especialmente no Twitter, com dezenas de indivíduos apontando a mudança em postagens distintas.
Alguns apenas afirmaram que passaram a ver mais propagandas do que o comum, enquanto outros foram além e postaram fotos de suas caixas de entrada.
Uma pessoa foi direto no perfil do Gmail da rede social, destacando sua irritação ao ver publicidade no meio de sua lista de e-mails. Curiosamente, a empresa respondeu com um “isso não soa bem” e, em seguida, sugeriu para a usuária ler um artigo sobre o serviço e ainda submeter um feedback para a marca.
Vale lembrar que é comum o uso de anúncios nos produtos do Google, já que isso é uma parte extremamente importante da receita da companhia. Entretanto, realizar mudanças sem avisar a base de usuários não é algo tão comum por parte da gigante de buscas.
Por exemplo: na quinta-feira (4), a empresa divulgou que o Gmail começará a oferecer um selo azul de verificação para garantir a procedência de cada e-mail.
Com informações: 9to5Google e The Verge.
{{ excerpt | truncatewords: 55 }}
{% endif %}