Google Chrome ganha ícone novo pela 1ª vez desde 2014, e por bons motivos
Atualização no ícone do Google Chrome visa torná-lo mais acessível e melhora a integração do navegador com os sistemas operacionais
Atualização no ícone do Google Chrome visa torná-lo mais acessível e melhora a integração do navegador com os sistemas operacionais
O ícone do Google Chrome recebeu novo visual. É o que mostra Elvin Hu, designer do Google, ao anunciar o novo design da identidade visual do navegador com alterações nas cores e sombreamento para torná-lo mais acessível e integrado aos sistemas operacionais. A atualização já começou a ser liberada no Chrome Canary.
Os detalhes foram revelados por Hu em seu perfil do Twitter nesta sexta-feira (4). A primeira publicação demonstra uma linha do tempo de 2008 para 2022, iniciada pelo primeiro ícone do navegador em 3D. A sequência é dada pela atualização de 2011, quando a marca perdeu as três dimensões. Depois, em 2014, a identidade do browser ficou ainda mais plana e recebeu um reforço nas sombras.
A atualização mais recente chega em 2022. “Simplificamos o ícone principal da marca removendo as sombras, refinando as proporções e iluminando as cores, para alinhar com a expressão de marca mais moderna do Google”, disse. E tudo isso tem duas motivações: deixá-lo mais acessível e mais integrado aos sistemas.
O primeiro caso se concentra nas próprias cores. Elvin explica que se cria uma vibração de cor desagradável ao colocar certos tons de verde e vermelho próximos. Por isso, a equipe de design do navegador “introduziu um gradiente muito sutil no ícone principal para atenuar isso, tornando-o mais acessível“.
O segundo ponto envolve os próprios sistemas operacionais. Afinal, cada um têm a sua própria interface com elementos particulares na linguagem visual. Os apps também são adaptados conforme as necessidades de cada software para manter uma certa uniformidade. E é aí que entra o novo ícone, para melhorar essa integração.
Alguns casos foram exemplificados na rede social. Sobre os sistemas da Microsoft, Elvin informou que os ícones para Windows 10 e 11 “assumem uma aparência obviamente gradativa”. Já no macOS, eles têm uma estética 3D. Enquanto isso, no Chrome OS, os ícones “usam cores mais brilhantes sem gradientes para combinar com a aparência do restante dos ícones do sistema”.
As alterações também serão prolongadas a outras instâncias, como no iPhone e iPad, cujo ícone da versão beta será azul para lembrar um diagrama. Os widgets para iOS e Android também receberão o novo design. “Nos próximos meses, você também começará a ver a versão atualizada no aplicativo, na web e além”, afirmou Elvin.
O novo ícone começou a dar as caras no Google Chrome Canary, a versão experimental do navegador, na semana passada. Espera-se que a novidade chegue aos usuários no Chrome 100, cujo lançamento deve acontecer no fim de março.
Com informações: 9to5Google, Elvin Hu (Twitter) e Engadget