Google Chrome para Android vai finalmente ter leitor de PDF nativo
Versão beta do Google Chrome para Android já permite ativar visualização nativa de arquivos PDF, sem depender de aplicativos de terceiros
Versão beta do Google Chrome para Android já permite ativar visualização nativa de arquivos PDF, sem depender de aplicativos de terceiros
O Google Chrome é capaz de abrir arquivos PDF de modo nativo, mas isso nas versões para desktop. Quem usa Android ainda depende de um aplicativo à parte para o formato. Mas isso vai mudar em um futuro próximo: um visualizador de PDF dentro do próprio Chrome no Android está a caminho.
A funcionalidade foi descoberta pelo perfil Leopeva64 do X/Twitter, que é focado justamente em novidades sobre navegadores como Chrome e Edge. Logo depois, o recurso foi confirmado por Mishaal Rahman, do Android Authority.
O leitor de PDF do Chrome para Android ainda não é oficial, mas pode ser ativado a partir da versão 132 do Chrome beta. Nela, basta digitar chrome://flags na barra de endereços e ativar as opções “Open PDF Inline on Android” e “Open PDF Inline on Android pre-V”.
Depois de ser reinicializado, o Chrome beta será capaz de abrir em suas próprias abas arquivos PDF oriundos da web, sem necessidade de acionar visualizadores de terceiros em janelas separadas.
A visualização de PDFs no Chrome para Android é feita por uma interface simples, mas funcional. Isso significa que você pode aumentar ou diminuir o “zoom”, consegue fazer anotações e pode até buscar termos dentro do documento, por exemplo. Não há função para assinatura digital de PDFs, porém, pelo menos na atual fase.
Embora o recurso pareça já estar em fase final de implementação, ainda não há informação sobre disponibilidade na versão final do Chrome para Android. É provável que o Google ainda esteja testando parâmetros de compatibilidade.
Isso porque, na verdade, o que o Chrome faz é ativar o leitor de PDF do sistema operacional introduzido com o Android 15. Esse leitor também está disponível para as versões 14, 13 e 12 do Android por meio de uma atualização do Google Play System. Esta última característica pode exigir alguns refinamentos antes da liberação oficial.