Google Drive e Fotos deixam de sincronizar arquivos entre si

Fotos e vídeos armazenados no Google Drive não aparecerão automaticamente no Google Fotos

Paulo Higa
• Atualizado há 3 anos e 1 mês
Google Fotos

O Google está acabando oficialmente com a sincronização automática de arquivos entre Google Drive e Google Fotos nesta quarta-feira (10). A mudança havia sido anunciada em junho com o objetivo de eliminar uma integração considerada “confusa” pelos usuários.

Até então, as fotos e os vídeos enviados para o Google Drive também eram exibidos por padrão no Google Fotos (e vice-versa). As alterações eram espelhadas: se um arquivo fosse excluído de um serviço, ele sumia do outro. E, apesar de estar acessível em dois lugares diferentes, o tamanho do arquivo era contabilizado uma única vez.

Arquivos que já foram enviados para os dois serviços continuarão disponíveis, mas a empresa alerta que “se você copiar os itens com qualidade original do Google Drive para o Google Fotos, eles consumirão o armazenamento dos dois produtos”. Não há mudanças na ferramenta de backup do Google Fotos, nem no aplicativo Backup e sincronização.

E se você quiser continuar enviando tudo para o Google Drive e o Google Fotos? Nesse caso, há duas saídas.

Primeiro, você pode entrar nas configurações do Backup e sincronização e ativar o envio simultâneo — no entanto, as mudanças nas fotos após o upload não serão mais espelhadas. Segundo, a interface web do Google Fotos permitirá fazer upload de arquivos já salvos no Google Drive — o recurso está sendo liberado gradativamente, então é possível que você ainda não encontre essa opção.

Em e-mail enviado aos usuários, o Google explica que “essas mudanças têm como base o feedback que recebemos de que a conexão entre esses serviços é difícil de entender”. As regras entram em vigor nesta quarta-feira (10).

Leia | Como liberar espaço no Google Fotos

Relacionados

Escrito por

Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.